Serventes Merendeiras recebem preparação para volta às aulas

Nesta quarta-feira (30 de janeiro)pela manhã, um evento no auditório da Escola Sagrada Família marcou o retorno das atividades das Serventes e Merendeiras, contou com a presença da palestrante Ana Paula Nascimento dos Santos, Graduada na Universidade Lassale/Residência em Saúde da família e Comunidade pelo grupo Hospitalar Conceição.
O objetivo da palestra realizada pela Nutricionista da Saúde Ana Paula foi apresentar para as serventes de merendeira “O Novo Guia Alimentar Para a População Brasileira”, para que elas possam atuar como promotoras de saúde, através da alimentação adequada e saudável na sua rotina de trabalho e pessoal. O Novo Guia Alimentar Para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde que foi lançado em 2014, tornando-se referência no mundo inteiro, por recomendar uma nova forma de se pensar sobre a alimentação. Esse guia norteia as ações de educação alimentar e nutricional no SUS, na educação e também em outros setores.
Na palestra foi abordado os dez passos para uma alimentação adequada e saudável, são eles: 1. Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. 2.Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. 3. Limitar o consumo de alimentos processados. 4. Evitar o consumo de alimentos ultra processados. 5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. 7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. 8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece. 9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora. 10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
No final foi realizada uma dinâmica com auxílio da Nutricionista e da equipe da Alimentação Escolar, sobre a Sinaleira dos alimentos. Onde as cores da sinaleira representavam os grupos de alimentos descritos pelo Novo Guia, verde alimentos in natura ou minimamente processados, amarelo alimentos processados e vermelho alimentos ultraprocessados.
Neste encontro também estavam presentes, a secretária Eunice Salim Silveira, a coordenadora da Alimentação Laiana Fraga e as Nutricionista StephaniaPandolfo e Flávia Tadiotto Becker.
O encontrou iniciou com um café, e encerrou com a coordenadora Laiana, lembrando da importância do uso dos EPIs durante o ano, colocando o setor de alimentação a disposição de qualquer dúvida, dando boas-vindas a este novo, e após todas receberam asagendas para 2019.

Texto e fotos: Sara Maggioni/Publicidade SMEE