Escola Santa Terezinha e Posto do Alto Rolantinho realizam Feira de Saúde

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, em parceria com o Posto do Alto Rolantinho, realizou sua 1ª Feira de Saúde, no dia 20 de outubro, na quadra de esportes do educandário, tendo como objetivo proporcionar informação à comunidade escolar promovendo saúde, orientando a população sobre doenças físicas e mentais, hábitos de higiene, aspectos nutricionais, autocuidado e prevenção às doenças.
Durante o evento, foram expostos cerca de 40 trabalhos desenvolvidos por alunos do Jardim ao 9° ano, com apoio da equipe do Posto de Saúde e dos professores, abordando temas como: Imunizações; Principais medidas de Prevenção às Doenças; Doenças Respiratórias; Saúde Emocional; Hábitos alimentares, Nutrição e Cuidados com os Alimentos; Saúde e Meio Ambiente; Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis; Uso e Abuso de Álcool e Tabagismo; Saúde Bucal; Higiene; Câncer de Mama e Câncer de Próstata.
Além de prestigiar os trabalhos apresentados na Feira, a comunidade teve diversos serviços à disposição, proporcionados pelo Posto de Saúde do Alto Rolantinho. Foram realizadas 28 coletas de pré-câncer, 70 testes rápidos, 38 exames oftalmológicos realizados em parceria com o Lions Club de Rolante, além de verificação de pressão arterial, HGT e medição de IMC.
A ideia de realizar a Feira foi proposta pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do Alto Rolantinho, enfermeira Glécia Linden, que prontamente foi aceita pela diretora da Escola Santa Terezinha, Guiomar Finger, e  contou com a colaboração da coordenadora pedagógica da escola, Caritatis Schmitt, e dos demais professores e alunos que, assessorados pela equipe do Posto de Saúde, dedicaram-se durante dois meses para desenvolver os trabalhos que foram apresentados durante o evento.
No dia Feira, os trabalhos foram julgados por uma comissão formada pelos seguintes profissionais: psicopedagoga e secretária de Educação e Esportes de Rolante, Eunice Salim Silveira; professor Alexandre Benetti, médica Camila Tubelo; assistente social José Ricardo Gonçalves; agente comunitário de Saúde Elvis Alexandre Alves e pela  estudante de Psicologia Micaeli Bielefeld.
Os grupos vencedores serão premiados com ingressos para o cinema, em Novo Hamburgo, proporcionados pelos vereadores Diogo Henemann e Elton Arnhold. No total, serão premiados 50 alunos que serão acompanhados por dez professores. O transporte será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente. Todos os envolvidos nos trabalhos, dentre eles professores e alunos, receberam medalhas de participação.
"Fiquei muito feliz pelo fato de a Escola Santa Terezinha e a comunidade do Alto Rolantinho terem entendido a nossa proposta de, em parceria, fazermos a Feira de Saúde. Os profissionais do Posto de Saúde não estão ali apenas para atender quando alguém está doente, queremos fazer a diferença na nossa comunidade, queremos promover saúde com as famílias e acredito que esta será a primeira de muitas feiras que virão", comenta a enfermeira Glécia Linden.
O evento contou com a presença do Prefeito de Rolante, Régis Zimmer, secretário municipal de Saúde, Lenoir Schönardie, familiares dos estudantes e pessoas da comunidade do Alto Rolantinho.

Trabalhos e grupos vencedores da 1ª Feira de Saúde da Escola Santa Terezinha:

Higiene Pessoal - Jardim B
Higiene Bucal - Jardim A