Rolante credencia primeiro Frigorífico de Peixes do Estado ao SUSAF

O município de Rolante vem se destacando pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que, pela seriedade e empenho dos profissionais que fazem a fiscalização e dão suporte técnico aos produtores conseguiu, em menos de dois anos, credenciar seis empresas, de um total de oito registradas, ao SUSAF.

A sexta empresa a receber o certificado do SUSAF em Rolante foi o Entreposto e Fábrica de Conservas de Pescados Safra Nossa MK, ou, como é comumente chamada, "Frigorífico de Peixes". Fato inédito no Rio Grande do Sul, o que dá a Rolante o título de o primeiro município a credenciar um frigorífico de peixes ao SUSAF no Estado.

O certificado, entregue pelo prefeito de Rolante, Regis Zimmer, juntamente com o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, e com os médicos veterinários do SIM, Rafael Duarte e Gabriela Javornik, aos proprietários da empresa, Renato Valdir Kohlrausch, a esposa, Helena Maria Kohlrausch, e a filha do casal, Aline Kohlrausch de Moraes, no dia 2 de agosto, permite que a família possa vender seus produtos em todos os estabelecimentos varejistas do Rio Grande do Sul.

O SUSAF possibilitará a expansão das vendas da empresa, que passa a atender de forma legalizada de 22 mil para 13 milhões de clientes. Antes da adesão ao SUSAF, a venda era permitida apenas dentro do município de Rolante.

A empresa

O Entreposto e Fábrica de Conservas de Pescados Safra Nossa MK surgiu da necessidade da comercialização dos peixes produzidos no município. Em 2016, Renato Kohlrausch, juntamente com a esposa, Helena, tinha um sócio e, em 2018, tornou-se uma empresa familiar, com a filha, Aline, que começou a trabalhar com os pais.

O frigorífico tinha três funcionários e absorvia, antes do SUSAF, a produção de tilápia de Rolante e uma parte de Santo Antônio da Patrulha e a comercialização do produto final era permitida apenas dentro do município de Rolante.

No processo de busca pelo credenciamento, a empresa dobrou o número de funcionários (são seis atualmente, com perspectiva de contratação de pelo menos mais um funcionário), nos quais investiu em treinamento e capacitação. Além disso, a expectativa é passar de uma produção atual de 80 quilos de peixes por dia para, daqui a dois meses, 200 quilos e, até 2019, chegar a 300 quilos por dia.

Em menos de uma semana de credenciamento ao SUSAF, a empresa já conseguiu ampliar a comercialização de seus produtos para os municípios de Novo Hamburgo, Estância Velha e Canoas.

Mas até chegar a isto, que é apenas o começo do que deseja a família Kohlrausch, que busca, em breve, passar dos atuais 3000 quilos de filés comercializados mensalmente para 8000 quilos por mês, foi trilhado um longo caminho.

"Foi feita uma reforma estrutural no prédio e ampliação das instalações. Aquisição de diversos equipamentos para atender as normas técnicas sanitárias. Houve a implantação de um sistema de controle de qualidade, visando um produto seguro e diferenciado. Para isto foi preciso contratar um funcionário específico para fazer este monitoramento", explica a médica veterinária Gabriela Javornik.

A empresa comercializa filés, bolinhos, empanados e carne moída (tudo de tilápia) na Casa da Colônia, mercados, padarias, restaurantes e refeitórios de fábricas.

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

A Administração Municipal possui um Plano de Desenvolvimento Rural e faz a sua parte em prol do setor primário.

Especificamente para a área de peixes existe o Plano Municipal de Piscicultura. O credenciamento do município de Rolante no SUSAF oportuniza às empresas interessadas se enquadrarem nas exigências do SIM e receberem o selo SUSAF, permitindo, assim, a comercialização para todo o Estado do Rio Grande do Sul.

"O Frigorífico Safra Nossa, localizado na localidade da Areia, é o primeiro frigorífico de peixes com SUSAF no Estado. Estamos muito orgulhosos desta conquista. A Secretaria da Agricultura recebeu, no mês de julho, uma escavadeira hidráulica com esteira, através de um projeto encaminhado ao Ministério da Agricultura, com a qual realizará trabalhos de implantação de novos açudes legalizados para aumentar a produção de peixes, pois a demanda do frigorífico já está aumentando. Todo este trabalho vai gerar mais renda para o nosso produtor através da piscicultura. Estamos no caminho certo", comenta o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck.

Atualmente, o SIM de Rolante possui oito empresas registradas e seis delas possuem o selo do SUSAF: Riba-Distribuidora de Alimentos; Recrisul Comércio de Carnes; Fábrica de Embutidos Kéllus, Embutidos Bauer, Embutidos D’ Born e Rolante Pescados Ltda.