Rolante possui o primeiro entreposto e fábrica de conservas de pescados do Estado a aderir ao SUSAF

O Prefeito de Rolante, Regis Zimmer (Geada), juntamente com o Secretário Municipal da Agricultura, Jair Fleck, e com os médicos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Rafael Duarte e Gabriela Javornik, realizou a entrega do certificado do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) aos proprietários da empresa Rolante Pescados Ltda, Renato Valdir Kohlrausch, a esposa, Helena Maria Kohlrausch, e a filha do casal, Aline Kohlrausch de Moraes.
A empresa da família Kohlrausch é o primeiro Entreposto e Fábrica de Conservas de Pescados do Estado do Rio Grande do Sul a se qualificar e receber o credenciamento do SUSAF, podendo vender seus produtos em todos os estabelecimentos varejistas do Rio Grande do Sul.
O SUSAF permitirá a expansão das vendas da empresa, que passa a atender de forma legalizada de 22 mil para 13 milhões de clientes. Antes da adesão ao SUSAF, a venda era permitida apenas dentro do município de Rolante, segundo determina a Lei Federal 7.889/89, os estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal, e que possuem registro nos Serviços de Inspeção Estaduais foram proibidos de transitar com seus produtos em outras unidades da federação. Da mesma forma, aquelas empresas registradas nos Serviços de Inspeção Municipais foram impedidos de comercializar seus produtos em outros municípios.
Atualmente, o SIM de Rolante possui oito empresas registradas e seis delas possuem o selo do SUSAF: Riba-Distribuidora de Alimentos; Recrisul Comércio de Carnes; Fábrica de Embutidos Kéllus, Embutidos Bauer, Embutidos D’ Born e Rolante Pescados Ltda.