Bombeiros Voluntários entregam mais um caminhão à comunidade rolantense

A Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, presidida por Carlos Alberto Ribeiro da Silva, comemorou o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, na última sexta-feira, 13 de julho, e aproveitou a oportunidade para realizar a entrega de mais um caminhão que passou a integrar a frota da entidade.
A entrega, realizada por Silva, juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Leandro Gottschalk, prefeito Régis Zimmer, presidente da Câmara, Antonio Gonsalves Duarte Neto (Marcola), e o juiz de Direto da Comarca de Taquara, Juliano Etchegaray Fonseca, foi realizada na sede da entidade, com a presença, também, de autoridades municipais e regionais civis e militares, bombeiros, empresários e pessoas da comunidade.

Caminhão para atendimento de desastres
O novo veículo que integra a frota do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante é um caminhão Volkswagem Constellation, modelo 26.420, com tração 6x4, equipado com cabine dupla para transportar cinco bombeiros; carroceria fabricada em alumínio com tanque de capacidade de 4 mil litros de água; bomba centrífuga de 2 mil litros por minuto; sistema de controle de incêndios com uso de líquido gerador de espuma; equipamentos de salvamento em altura; resgate veicular e estabilização; bolsas de elevação pneumáticas; torre de iluminação e gerador de eletricidade diesel de 8 Kva; sistema para ventilação de fumaça; equipamentos para estrutura colapsada; motosserras e cortador a disco; guindaste hidráulico com altura de 21 metros e capacidade de carga de 10 toneladas, equipado com cesto auto nivelado e telecomandado; garra florestal e dois guinchos, sendo um para elevação ( 6 toneladas) e outro de arraste ( 8 toneladas).
O recurso investido neste veículo é uma parceria entre a Prefeitura de Rolante e  a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A entidade recebeu, também, doação de equipamentos do Poder Judiciário de Taquara, Ferramentas Paraboni de Riozinho, Stihl Ferramentas de São Leopoldo, PortaTech de Caxias do Sul, N. Michelin de Erechim, e Interformas de Porto Alegre.
"Esta unidade vem para fazer frente aos atendimentos de desastres, principalmente vendavais que frequentemente assolam nossa região, bem como atendimentos de acidentes veiculares, envolvendo caminhões e ônibus na rodovia RS-239 e RS-474. Também está preparada para controle de incêndio em edifício, em função da altura do equipamento", explica o comandante Leandro Gottshalk.
"A administração municipal, assim como a Câmara de Vereadores, entidades, empresários e pessoas da comunidade têm muito orgulho de contar com o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Rolante, que estão sempre prontos a atender a comunidade, com rapidez, responsabilidade e eficiência" salienta o prefeito Régis Zimmer.
De janeiro deste ano até a primeira quinzena de julho de 2018, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante já realizou 845 atendimentos, sendo 84 relacionados ao trânsito; 45 relacionados a incêndios e os demais atendimentos são preventivos e primeiros socorros. Foram realizadas 601 remoções. A entidade é responsável pelo serviço de translado de pacientes do município, através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.
A entidade, que nasceu do ideal de uma Brigada de Incêndio, há 17 anos tornou-se a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante e presta um serviço incrível para a comunidade rolantense e, muitas vezes, para a região, sendo um exemplo de respeito, disciplina, credibilidade e, por que não dizer, amor ao próximo? São 42 bombeiros voluntários ativos em escala, que saem de suas casas, que trabalham em áreas distintas, mas que têm em comum a vontade de ajudar seus semelhantes e fazem isto com muita seriedade, amor e dedicação.