Escola Hugo Zimmer desenvolve projeto "Atividade física e alimentação saudável brincam juntos"

Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes a desenvolver projetos voltados à alimenação saudável, em função da avaliação nutricional que o Departamento de Alimentação Escolar realiza em todas as escolas desde o ano passado, a professora de Educação Física, Michele Bertotti, desenvolveu o projeto "Atividade física e alimentação saudável brincam juntos", na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, integrando todas as demais atividades que a escola já realiza nesta área.
"Vejo que o tema é muito importante para esta geração onde o acesso ao industrializado é fácil e rápido. Durante o projeto tentamos fazer com que os alunos entendam o que tem de tão ruim nesses alimentos tão “prazerosos” e o que acontecerá com o corpo deles se eles não criarem o hábito de se exercitarem regularmente. Realizamos atividades de maneira integrada com todas as disciplinas do currículo", comenta Michele.
Durante o projeto, desenvolvido com os 595 estudantes do Jardim ao 9º ano, os alunos conheceram e praticaram vários tipos de atividades, aprenderam sobre algumas modalidades esportivas ( taekowndo, futsal e handebol), entenderam o que acontece com o rendimento físico se a alimentação for ruim e, ainda, foi estimulada a concentração na realização das atividades práticas e teóricas, enfatizando a importância do trabalho em equipe.
Os temas abordados durante o projeto: atividade aeróbica, esporte coletivos, força, flexibilidade, as cores dos alimentos e as quatro operações matemáticas,  foram trabalhados durante conversas, atividades de pintura, colagem, recorte, aulas práticas, vídeo e o encerramento foi realizado na última segunda-feira, 11, com uma palestra proferida pela nutricionista Roberta Sander, sobre "Alimentação saudável e esportes".
Durante a palestra, a nutricionista salientou que as crianças devem ter uma alimentação saudável desde agora para que não tenham reflexos de uma alimentação inadequada no futuro, que influencia diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas.