Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa inaugura Gibiteca

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa inaugurou, no dia 13 de abril, uma Gibiteca junto ao Espaço Cultural de Rolante.
Em 2016 a Associação dos Amigos da Biblioteca realizou uma campanha nas redes sociais, com o objetivo de receber a doação de Gibis para implantar a Gibiteca, tendo em vista que muitos adultos leitores desenvolveram o hábito de ler gibis incentivados pelas famosas histórias em quadrinhos.
Colecionador de gibis desde a década de 80, Sidnei Adriano Steffen, morador de Novo Hamburgo, se sensibilizou com a campanha e resolveu doar toda a sua coleção para a Biblioteca de Rolante.
Os gibis foram devidamente catalogados, registrados e encontram-se à disposição da comunidade.
A Gibiteca conta com aproximadamente 5 mil gibis, que  estão divididos em duas categorias: gibis para empréstimo, que podem ser retirados para leitura domiciliar, e gibis especiais, que devem ser lidos na biblioteca.
Na inauguração, Sidnei Adriano Steffen recebeu uma homenagem e os agradecimentos. "Ele se despojou dos três sentimentos de um colecionador: valor sentimental à coleção, valor de competição e valor monetário", comenta a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Joyce Reis.
O doador ficou emocionado e disse que estava muito satisfeito, pois observou que os gibis serão bem cuidados e que muitas pessoas poderão ter acesso ao universo mágico das revistas em quadrinhos, incentivando, assim, o hábito da leitura.
O evento contou com a presença, também, do secretário da Associação dos Amigos da Biblioteca, Alexandre Herzog, da tesoureira da entidade, Claudia Marin, Augustina Pressi, Lúcia Koch e Nelso Mazzurana, que também integram a Associação, Silvia Ramos e Rita Scaratti, que fazem parte da equipe do Departamento Municipal de Cultura.

Fotos: Rita Scaratti/Departamento Municipal de Cultura