Rolante recebe Exposição de arte "Areia"

O Departamento Municipal de Cultura de Rolante deu início à Exposição de arte "Areia", do artista plástico de Porto Alegre, Zé Martins, no Espaço Cultural, na noite da última segunda-feira, 2.
Logo após a abertura oficial do evento, coordenada pela diretora do Departamento de Cultura, Joyce Reis, foi realizado um "encontro com o artista", momento em que Zé Martins falou sobre a importância de eventos culturais deste tipo e, também, do diferencial que é um município possuir um espaço específico para eventos culturais, como é o de Rolante.
Os vereadores Ricardo Raimundo, Diogo Henemann, o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Raí Bonalume, o chefe de Gabinete, Geovani Friedrich, equipe do Departamento de Cultura, professores e alunos da Escola Souza Cruz e pessoas da comunidade prestigiaram a exposição, cuja programação prossegue nesta terça-feira, 3, à quinta-feira, 5, com visitação das 8h às 17. Na sexta-feira, 6, a visitação pode ser realizada das 8 às 13h e às 14h será realizada uma Oficina de Arte Educação para professores, educadores e interessados.
Para visitação de grupos de alunos e participação na oficina é necessário agendar pelo telefone (51) 3547-1351.

Exposição Areia

Areia é o nome e fio condutor da exposição do artista plástico Zé Martins. Entre os vários materiais que o artista estão: pedra, couro, metal, papel e madeira, encontrando na areia uma predileção . Fascinado por texturas, o artista tem alcançado com a areia de lagoa um elemento plástico capaz de oferecer, além de texturas tátil e visual, uma rica organicidade e uma facilidade para a modelagem. Agregado a este suporte, também podemos encontrar o reaproveitamento dos resíduos das indústrias de calçados do Vale dos Sinos. O farelo e o pó de couro, provenientes do processo produtivo do calçado, são modelados adquirindo outro propósito e função, com uma constante preocupação ambiental.
Ao todo são 30 obras com areia de lagoa sobre telas de algodão e ou MDF, tinta e verniz acrílico. Abstratos e figurativos mostrando a religiosidade , o trabalho, a política, o lazer, a cidade e suas várias facetas.

O artista

Zé Martins é natural de Porto Alegre e reside em Lomba Grande/NH onde tem seu Ateliê. Músico, professor e artista plástico. Formado em Educação Artística, com ênfase em Artes Plásticas, Bacharel em Artes Plásticas, com ênfase em Escultura e Pós-graduado em Educação, Estética e Arte pela UFRGS.