Alimentação saudável é tema de encontro entre nutricionista e alunos dos Jardins A e B da Escola Luizinho

A nutricionista da Secretaria de Educação e Esportes, Stephania Pandolfo, esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho, na quinta-feira, 22, para conversar com os aluninhos das turmas de Jardim A e B sobre a importância de uma alimentação saudável.
Stephania foi à escola acompanhada pela estagiária de nutrição, Flávia Becker, atendendo a um convite das professoras Izar Terezinha da Rosa, Isabel Engeroff e Jéssica Lucas, que desenvolveram um projeto nesta área com as crianças recentemente.
Stephania é responsável por elaborar o cardápio das escolas municipais, sempre com o objetivo de que os estudantes da rede municipal de ensino de Rolante e das demais escolas conveniadas possam ter uma alimentação saudável, gostosa e balanceada.
Durante o bate-papo, Stephania explicou a importância de vários alimentos, os benefícios que trazem à saúde e o motivo de estarem no cardápio da escola, incentivando-os a pelo menos experimentarem alimentos diferentes e nunca brincar com a comida.

Dicas da nutri:

Carne e feijão são que nem tijolos eles constroem = crescimento
Arroz, massa, batata e pão são responsáveis por fornecer energia para as brincadeiras, para as atividades em sala de aula.
As frutas e saladas são como o cimento e não deixam os tijolos caírem, deixam o corpo forte para evitar resfriados e doenças. Além disto, elas contém fibras, como a casca da maçã. Frutas e verduras, junto com a água, são como vassourinhas que limpam o intestino.
A pedido das professoras, a nutricionista falou sobre as "porcarias" como biscoitos recheados, salgadinhos, doces e salsicha não ajudam o corpo a crescerem, pelo contrário, deixam o corpo fraco.
As professoras falaram que as crianças brincavam muito com a comida e, para auxiliá-las, a nutricionista também abordou este assunto. "O alimento é sagrado, por isso que não se pode brincar, jogar no chão ou no colega, ele serve para nos alimentar. Antes de ir para o refeitório devemos sempre lavar as mãos e depois das refeições escovar os dentes", explicou Stephania.

Antes de finalizar a conversa, deixou algumas regrinhas que as crianças combinaram que vão seguir.

Regrinhas:
1- Experimentar tudo o que tem no cardápio;
2- Não brincar com os alimentos;
3-Beber bastante água;
4- Comer "porcaria" apenas uma vez na semana.