Secretaria de Educação inaugura quadra esportiva na Escola Santa Terezinha

A Secretaria de Educação e Esportes de Rolante inaugurou uma quadra esportiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, na localidade do Alto Rolantinho, no dia 29 de janeiro.
A quadra beneficiará os 415 alunos, sendo cerca de 40 crianças nos Jardins A e B, que frequentam a escola em turno integral, e 375 do 1º ao 9º ano.
A obra teve um investimento de R$ 427.700,95, sendo R$ 243.750,00 de uma emenda parlamentar indicada pelo Deputado Federal Alceu Moreira (PMDB) e R$ 183.950,95 de contrapartida do município.
Sabendo da importância das práticas esportivas, das atividades físicas e de lazer para a promoção da saúde, o aprendizado da convivência democrática, a participação social e o exercício da cidadania, a Administração Municipal e Secretaria Municipal de Educação, Esportes do município de Rolante, priorizam os investimentos públicos na promoção do desporto educacional, reforçando, assim, o compromisso de democratizar o acesso às atividades esportivas como parte da formação integral de criança, jovens e adultos.
Muitos foram os envolvidos na execução desse projeto, a Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o Vereador Elton Arnhold, que buscou, junto ao gabinete do deputado Alceu Moreira, defender a importância, o valor que essa obra teria junto à comunidade do Alto Rolantinho. O Deputado Alceu Moreira sensibilizou-se com os argumentos do vereador, contemplando a comunidade com a liberação desse recurso através de Emenda Parlamentar.
"Agradecemos todo o apoio que o deputado Alceu Moreira vem dando ao nosso município ao longo dos anos, seja através de emendas parlamentares para diversos setores, como recursos para equipar melhor a patrulha agrícola da Secretaria de Agricultura, renovação da frota da Secretaria de Obras ou, como nesta inauguração, na área da educação.  Pensando numa pessoa que, dentro de suas possibilidades, nunca mediu esforços para ajudar a todos e contribuir para o desenvolvimento desta comunidade, a quadra esportiva será chamada de "Celson Luiz Dorr", mais conhecido como Lui", salienta o prefeito Ademir Gonçalves (Dirão).
A secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, agradeceu o apoio da Administração Municipal, o empenho do vereador Elton Arnhold e o olhar humano do deputado Alceu Moreira, que sempre procura auxiliar o município em suas demandas, lembrando que já foram inauguradas as quadras das escolas Independência e Hugo Zimmer e que a Escola Santo Antônio também receberá, em breve, uma quadra poliesportiva que está em fase de conclusão.
"Tenho um carinho muito especial por esta cidade, pela comunidade rolantense e estou sempre à disposição para auxiliar o município. Eu sempre disse ao Dirão e ao Geada, apresentem-me bons projetos que irei em busca de recursos para ajudá-los e é nesta parceria que trabalhamos ao longo dos anos. Fico muito feliz em vir a esta inauguração porque sei que esta quadra beneficiará toda a comunidade do Alto Rolantinho", comenta Moreira.

Celson Luiz Dorr

Celson Luiz Dorr, o Lui, nasceu no dia 15 de setembro de 1967, natural de Santo Antônio da Patrulha. filho de Ernesto Dorr e Celita da Rosa Dorr, irmão de Arveni Alberto Dorr, Juarez Alexandre Dorr, Zaida Nadir Dorr, Verani Angélica Dorr e Marina Terezinha Raimundo.
Empresário do setor calçadista, Lui era conhecido por sua empatia e solidariedade, estava sempre envolvido com questões sociais e políticas relacionadas à sua comunidade, trabalhava para o crescimento social e cultural da mesma, sem visar lucros ou vantagens pessoais.
Foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Alto Rolantinho, no ano de 1988, ocupando o cargo de 1º tesoureiro. Nos períodos de 1998 a 2000 e 2006 a 2009, foi presidente desta Associação. Destacava-se pelo trabalho intenso para ajudar a comunidade do Alto Rolantinho e do Sertão do Canta Galo, onde tinha uma empresa do ramo calçadista. Também ajudava a organizar os eventos e iniciativas da Sociedade Santa Terezinha.
Anualmente, arrecadava recursos para o natal das crianças e ficava muito feliz por isso.  Lutou para a aquisição da rede de água nas localidades de Rolantinho,  Alto Rolantinho, Colônia Monge e Morro da Figueira. Em 2012 conseguiu uma Extensão de Abastecimento de Água para o Sertão e assim resolveu o problema de falta de água que afetava muitos moradores no período do verão.
Nunca fez parte da APM da Escola Santa Terezinha, pois não tinha filhos, mas ajudava a Associação na organização de eventos e promoções, a fim de arrecadar recursos. Também ajudava a escola nas questões de indisciplina, conversando com alunos e pais, era muito estimado e respeitado pela comunidade.
Celson Luiz Dorr faleceu em 28 de setembro de 2013 deixando um grande exemplo de luta para tornar a vida em comunidade melhor a cada dia, bem como um exemplo de cidadania e respeito à diversidade.

Participaram do evento, também, vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Gonsalves Duarte Neto (Marcola), vereadores Ricardo Raimundo e Daniel Marcos Torres dos Reis, comandante da Brigada Militar em Rolante, sargento Marcos Paulo Zanatta, supervisor geral de Obras, Airton Trevizani da Rosa, secretário Municipal da Agricultura, Jair Fleck, secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Luciano Altneter, secretário municipal de Saúde, Lenoir Schönardie, diretora da Escola Santa Terezinha, Guiomar Finger, presidente da APM, Rejane Baron, e a mãe do homenageado, Celson Luiz Dorr, Celita da Rosa Dorr, diretora do Departamento de Cultura, Joyce Reis, chefe de gabinete, Geovani Friedrich, professor Sérgio Bauer e o Coral Vento Nordeste demais representantes de entidades, além de pessoas da comunidade.