Rolante sedia 2º Seminário de Empreendedorismo e Sucessão Rural

O município de Rolante sediou o 2º Seminário de Empreendedorismo e Sucessão Rural na localidade de Boa Esperança, no dia 13 de dezembro, reunindo mais de 120 participantes de Riozinho, Rolante, Igrejinha, Três Coroas, Gramado, Novo Hamburgo, Canela, Santa Maria do Herval, Vacaria, Caraá, Morro Reuter, Dois Irmãos, Araricá, Parobé e Taquara.
O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho, juntamente com a Emater/Ascar e a Secretaria de Agricultura de Rolante, teve como objetivo ampliar a discussão deste importante tema que  é  a sucessão no campo, tendo em vista que o município de Rolante tem uma vocação histórica de empreendedorismo e transformação de produtos. Tem um rural ainda forte e com muitas propriedades vivas e ativas. A Região do Vale do Paranhana, Sinos Serra, também tem este potencial voltado para o rural.
"Nos preocupa a continuidade desta primordial atividade que é a agricultura. Consideramos a profissão de agricultor uma das mais importantes pois este profissional tem a responsabilidade  de produzir  os alimentos que chegam às nossas mesas diariamente ", comenta a chefe do escritório da Emater em Rolante, Janelise Wastowski.
Durante o seminário, a bióloga,  Dra em Educação e professora da Faculdade de Educação, Coordenadora da Licenciatura em educação do Campo – Ciências da Natureza da UFRGS, Tatiana Sousa de Camargo,  abordou o tema "Sucessão Rural" e a ”    agente de Pastoral da Pró-Reitoria de extensão e assuntos comunitários da Pastoral  Universitária da PUC/RS, Jaqueline Alves Debastiani, "Reflexões sobre a etapa da vida : Ser Jovem".
Participaram do evento o vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho, Leandro Rossi, assistente técnica regional da Emater, Elisangela Froehlich, diretor da Fetag, João Carlos de Brito, e o diretor de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Evandro Durr.