TUBERCULOSE BOVIDEA NO MUNICÍPIO DE ROLANTE – UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

O município de Rolante se caracteriza por possuir raízes fortes ligadas à agricultura possuindo, segundo dados da Inspetoria de Defesa Animal, mil seiscentos e trinta e quatro propriedades rurais ativas.
Segundo os dados de abate no matadouro frigorífico sob a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M/ Rolante),  o número de casos de condenação de animais com lesões características de tuberculose, vem aumentado nos últimos anos. No ano de 2015 foram condenados 06 animais, em 2016 foram 10 animais e em 2017 até o mês de Novembro já foram condenados 28 animais acometidos, sendo destes 13 bovinos e 15 bubalinos. Com os dados de abate foi possível constatar também que esta doença foi encontrada em diferentes localidades do município: Açouta Cavalo, Glória, Campinas, Fazenda Fleck, Rolantinho, Alto Rolante, Cantagalo, Mascarada e Barrinha.
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina e bubalina é causada pelo Mycobacterium bovis e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses (doença transmissível do animal ao homem) de relevância para a saúde pública.
Essa bactéria possui resistência ambiental, podendo sobreviver no meio ambiente, por longos períodos de tempo (acima de 2 anos), sob condições favoráveis.
Nos animais a transmissão se dá de forma direta ou indireta, sendo a principal forma de transmissão a aerógena (pelo ar), o contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite quando consideramos a infecção de terneiros.
As formas de transmissão do M. bovis dos animais para os seres humanos se dá diretamente pela via aerógena, mediante a inalação da bactéria e indiretamente, pela ingestão de alimentos sem inspeção como carnes e derivados, leite não pasteurizado ou cru e derivados (queijos, nata, iogurte, etc) de animais infectados. O bovino elimina a bactéria através do corrimento nasal, pelas fezes, urina e secreções do trato reprodutivo.
Os sintomas nos seres humanos variam, dependendo do órgão atingido e do sistema imunológico da pessoa acometida.  É uma doença de tratamento longo, podendo levar ao óbito, principalmente em pessoas imunocompromentidas, idosos e crianças. Nos animais a doença se desenvolve lentamente e pode levar meses ou até mesmo anos até o aparecimento dos primeiros sintomas, sendo que a maioria dos infectados não irão apresentar sintomatologia clínica apesar de serem capazes de eliminar a bactéria no ambiente e no leite, representando importante fonte de infecção.

No Brasil, foi criado pelo Ministério da Agricultura, o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose), programa de adesão voluntária que regulamenta as estratégias de controle e visa reduzir a prevalência da doença no país.
O teste mais utilizado para o diagnóstico in vivo da tuberculose é a tuberculinização. É importante observar que estes testes somente podem ser realizados por Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura. A realização de teste e a eliminação dos animais positivos da propriedade é uma estratégia indispensável para o produtor que queira erradicar a tuberculose em seu rebanho. Além disso, é de fundamental importância que sejam realizados testes nos animais antes de serem integrados ao rebanho.
Fica o alerta para a comunidade que ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos. É proibido o comércio de produtos de origem animal sem inspeção sanitária (Lei Federal nº1.283 de 18 de Dezembro de 1950).
 Os proprietários que tiveram animais condenados pela fiscalização nos matadouros frigoríficos por apresentarem lesões características dessa doença ou os que realizarem testes de diagnóstico e os animais apresentarem resultado positivo devem procurar um posto de saúde, pois a tuberculose é uma doença grave, que se não for tratada leva ao óbito.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Duarte e Gabriela Javornik Barroso
SERVIÇO DE INSPEÇÂO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.