Câmara de Vereadores de Rolante realiza Sessões Plenárias do Estudante

A Câmara de Vereadores de Rolante, presidida pelo vereador Elton Arnhold, está realizando duas sessões plenárias diferentes nesta semana, são Sessões Plenárias do Estudante.
A primeira sessão foi realizada na última terça-feira, 24, e a segunda está acontecendo hoje, 26, reunindo, nestas duas etapas, alunos do 4º ano das 15 escolas de todas as redes: municipal, estadual e particular, formando, desta forma, Câmaras Mirins, com vereadores eleitos pelas próprias turmas e mesa diretora formada nos dias dos eventos.
Os estudantes estão colocando em prática o que aprenderam com os vereadores nos meses de agosto e setembro, durante o desenvolvimento do Projeto "Câmara nas Escolas", um projeto inédito no município que tem o intuito de levar aos estudantes o conhecimento das funções dos vereadores e o incentivo à participação das crianças e jovens na política, através da integração entre a Câmara e a comunidade escolar.
Durante as sessões, os vereadores mirins, orientados e acompanhados de perto pelos vereadores e pelos funcionários da Câmara, comandaram as sessões com muita seriedade e entusiasmo por estarem representando suas escolas e as comunidades onde estão inseridas.
Na primeira Sessão Plenária do Estudante  participaram alunos do 4º ano das seguintes escolas: Independência, Machado de Assis, Hugo Zimmer, 19 de Abril, Santa Terezinha, Pastor Ivo Souza e Princesa Isabel. Na segunda sessão estão participando estudantes das escolas Sagrada Família, Souza Cruz, Santo Antônio, Klemens Bley, General Osório, Padre Réus, Oldenburgo e Frei Miguelinho.
No dia das sessões, os alunos eleitos vereadores mirins foram para a Câmara, acompanhados por seus professores, às 8h30. Reuniram-se com os vereadores para receber orientações sobre o funcionamento de uma sessão propriamente dita e elegeram a mesa diretora, com presidente, vice-presidente, secretário, relator e comissão de Justiça. Almoçaram com os vereadores, na Câmara, e na parte da tarde foram realizadas as sessões propriamente ditas, com o auditório lotado pela presença de colegas e professores.
Durante as sessões, os vereadores mirins discutiram sobre os requerimentos que cada turma fez nas escolas e votaram, seguindo todos os trâmites de uma sessão realizada pelos nove vereadores rolantenses todas as segundas-feiras.
    Ao final da sessão do estudante foi entregue um Certificado de Participação a cada representante, bem como à instituição de ensino a que ele pertence, como forma de reconhecimento pelo empenho para com a realização do projeto.
"Fico feliz em ver esta casa cheia de crianças interessadas nas necessidades de suas comunidades, buscando melhorias e querendo aprender, de verdade, o papel do vereador", comenta o presidente da Câmara, Elton Arnhold.
Para o vereador e professor Diogo Henemann, o mais jovem vereador que compõe a Câmara de Vereadores rolantense, ver as crianças ocupando este espaço é motivo alegria. "Temos, sim, que incentivar nossos jovens a tomar a frente das coisas, a não apenas reclamar do que não gostam, mas a lutar para fazer diferente e a fazer a diferença na vida de suas comunidades", salienta Henemann.
O vereador Ricardo Raimundo disse que nunca viu sessões com tantas pessoas assistindo e que gostaria que a comunidade participasse sempre, pois esta é realmente a Casa do Povo. "A comunidade tem que exercer o seu papel fiscalizador, tem que cobrar de seus representantes que trabalhem e busquem formas de proporcionar mais qualidade de vida para todos", comenta Raimundo.
A secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, foi uma grande parceira do Projeto Câmara nas Escolas, incentivando a participação dos alunos e acompanhando as sessões dos estudantes, falando, inclusive, sobre a importância da mulher na política e parabenizando a quantidade de meninas eleitas por seus colegas para representar suas turmas.
Rolante elegeu apenas uma vereadora em toda a história do município: Marlene Terezinha Petry, que cumpriu seu mandato de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.
O Projeto foi um sucesso e é um incentivo para os alunos, para as escolas e, até mesmo, para os funcionários da Câmara, que, como Salete Paula Becker, que ocupa o cargo de Oficial Legislativo há 30 anos na Câmara rolantense, nunca foi realizado nada semelhante em todos estes anos. É muito bom ver o envolvimento dos vereadores com as crianças e a vontade que elas têm em aprender e conhecer o trabalho realizado pelos vereadores e pela equipe, de um modo geral. "Acredito, sim, que estas crianças podem fazer um futuro diferente, tendo conhecimento e conscientização sobre a política local desde agora, sobre fazer política de forma consciente e em prol da comunidade", fala Salete.
Os vereadores que acompanharam as sessões e que visitaram as escolas ficaram contentes com a participação das crianças, dos professores e da parceria encontrada na Secretaria de Educação de Esportes e nas escolas de todas as redes de ensino.
Participaram das sessões o presidente da Câmara, Elton Arnhold, vice-presidente Antônio Gonsalves Duarte Neto (Marcola), Ricardo Raimundo (Ricardinho), Diogo Henemann, Alverico Stein (Tio Vico) e Aureo João Alves de Moraes.