Rolante realiza primeiro encontro para implementação das diretrizes curriculares

Rolante realizou o primeiro encontro de capacitação, de nove que serão realizados, para implementação das diretrizes curriculares do município.
Os encontros, realizados no Espaço Cultural, serão coordenados pelas assessoras pedagógicas Raquel Karpinski e Márcia Cavalcanti, que abordaram, neste primeiro momento,  a apresentação do projeto e orientações pra construção do diagnóstico, tendo como objetivo a elaboração coletiva das diretrizes curriculares do município de Rolante.
"Neste trabalho, vamos considerar as demandas trazidas pela comunidade escolar durante o processo de elaboração das diretrizes; refletir sobre a proposta pedagógica atual e buscar formas de aperfeiçoá-la eestimular, a partir do documento elaborado, uma educação pautada na humanização, libertadora, cooperativa e empreendedora no viés social", salienta a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.
Para essa construção é necessário o diálogo, o trabalho coletivo para garantir as demandas e potencialidades da comunidade onde a escola está inserida, possibilitando espaços de formação de sua equipe e de diálogo entre a equipe e suas instituições representativas, como o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres e Grêmios, e a comunidade escolar como um todo, garantindo representatividade e que o anseio da maioria seja acolhido, bem como integrantes da Câmara Técnica de Educação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e demais indicações de representações técnicas das escolas locais particulares, estaduais e Instituto Federal, havendo interesse por parte destes.
Os encontros com o Grupo de Trabalho acontecerão de outubro de 2017 a julho de 2018 e, ao final do processo de construção das Diretrizes Curriculares será formado um Grupo de Trabalho composto por representantes das escolas e da secretaria de educação que, junto com as consultoras, será responsável pela redação do texto final.
A abrangência da Rede Municipal contemplará as Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O trabalho proposto pretende se construir de maneira interdisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o que é trabalhado nas escolas. Promoverá uma reflexão sobre a necessária mudança do trabalho linear e na aprendizagem centrada no professor, para uma aprendizagem significativa e centrada no aluno.
O segundo encontro será realizado em novembro, abordando o tema "O papel da educação na contemporaneidade" Os encontros serão realizados até o mês de julho de 2018, onde serão abordados temas diferenciados mensalmente.