Deputado Alceu Moreira visita obra de saneamento e reafirma apoio ao município de Rolante

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) esteve em Rolante, na manhã da última segunda-feira, 7, participando do evento "Diálogos com a municipalidade", promovido pela Acisa, cujo tema foi a obra de saneamento que está sendo desenvolvida no município e que foi apresentada pelo prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão).
Na oportunidade, depois de explicar todo o processo e desenvolvimento da obra, Gonçalves agradeceu o apoio do deputado que intercedeu junto ao governo federal para que, depois de um ano e nove meses da obra paralisada (Fase II), fossem liberados recursos para que ela pudesse ser retomada em julho deste ano.
Moreira visitou a obra da Estação de Tratamento de Esgoto, bem como a rua Oscar Ritter, onde está sendo construída uma rede coletora, e salientou que continuará acompanhando o desenvolvimento da obra e o repasse de recursos para que a Fase I possa ser concluída em breve.

Saneamento Básico

Obras de saneamento básico são fundamentais para a qualidade de vida de uma população. Considerada uma das principais e mais importantes obras da Administração Municipal, a obra teve início em 2013, com o começo da construção da rede coletora de esgoto sanitário na zona urbana do município e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Depois de ter ficado paralisada durante um ano e nove meses (Fase II), em função de falta de liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades, a fase que compreende a construção de redes, elevatórias e emissários, foi retomada no último dia 13 de julho, com a execução da rede coletora de esgoto na Rua Oscar Ritter.
Serão investidos R$ 10 milhões para a construção da ETE, elevatórias e redes coletoras e mais R$ 18 milhões para as fases I e II, que compreendem mais de 30 quilômetros de rede coletora de esgoto sanitário na zona urbana de Rolante, fazendo com que os rolantenses partam de 0% de esgoto tratado para  cerca de 70% de esgoto sanitário na zona urbana.
Este tipo de obra, além de envolver um grande investimento financeiro, causa muitos transtornos à comunidade na fase de execução. No entanto, depois de pronta, os benefícios se traduzem em saúde e qualidade de vida.
O deputado Alceu Moreira visitou a obra acompanhado pelo vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), presidente da Câmara de Vereadores, Elton Arnhold, presidente do PMDB em Rolante e secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, e pelo engenheiro que fiscaliza a obra, Sandro Jaquiel da Silva.