Instituto Federal do Rio Grande do Sul realiza aula magna do Campus Rolante

A tão esperada inauguração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Rolante foi realizada na noite da última segunda-feira, 31, fazendo um resgate histórico de toda a trajetória  para a realização do sonho da comunidade do Vale do Paranhana em poder oferecer aos jovens da região um ensino técnico, público e de qualidade.
Antes mesmo da conclusão do prédio, o IFRS já atendia a sete turmas em Rolante, acomodando-se na Escola Municipal Oldenburgo e no prédio do Salão Paroquial Cristo Rei. Uma das turmas vai se formar na próxima sexta-feira, 4, e vão ingressar mais três novas turmas, com a novidade da primeira turma de curso superior. Serão mais de 200 alunos no segundo semestre, além de 13 novas turmas com 237 alunos de cursos rápidos que também começarão no segundo semestre. Atualmente são 60 servidores entre docentes e técnicos. Os cursos regulares de ensino médio são Administração, Qualidade, Agropecuária, Comércio, Informática e o curso superior é de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Como tudo começou
A oportunidade surgiu em agosto de 2009, com a mobilização do Sindicato Rural do Vale do Paranhna, seguida pela formação do Fórum Pró-Escola Técnica, coordenado pelo então vereador de Parobé, Claudio Silva, e, depois de muitas reuniões em vários municípios da região, audiências públicas e viagens a Brasília, onde obtiveram o apoio da Deputada Federal Maria do Rosário, então ministra dos Direitos Humanos, Rolante foi escolhido para sediar o campus, em função da mobilização da Administração Municipal da época, que tinha a sua frente o prefeito Pedro Rippel, e que em março de 2010 cedeu uma área de terras para a construção do estabelecimento educacional e colocou toda a equipe da Prefeitura à disposição para o que fosse necessário.
Ao longo deste período muitas pessoas colocaram em dúvida a concretização do projeto, se a Escola seria ou não construída, mas, em nenhum momento, Rolante desistiu do sonho de ter seu campus e, através, dele, contribuir para a formação profissional de muitos jovens.
"Nesta noite vejo pessoas que não mediram esforços para que estivéssemos aqui hoje. Agradeço aos integrantes da Comissão, ao ex-prefeito Pedro Rippel, ex-vice-prefeito Lenoir Schönardie, ex-secretária de Educação Simone Tadiotto, ex-vereador de Rolante, Jair Silva, vereador Daniel Torres dos Reis, ex-secretário da Agricultura, Jorge Fischer, o prefeito Ademir Gonçalves (Dirão) que, com toda a sua equipe, continuou dando apoio permanente para que este sonho fosse realizado", comenta o diretor geral do IFRS Campus Rolante, Jesus Borges.
Na oportunidade, representando o prefeito de Rolante no evento, a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, falou sobre a importância do IFRS no município, salientando a parceria entre a Secretaria e o Instituto e, também, sobre a incrível oportunidade de qualificação profissional que está à disposição de jovens e adultos do Vale do Paranhana e que não pode ser desperdiçada.
A deputada federal Maria do Rosário, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais e que acompanhou o processo de implantação do campus desde o início, participou da aula magna e falou que há muito tempo ouviu que uma escola é um lugar de encontros e que hoje concorda com isto. "Uma escola é um lugar de encontros de alunos, com sua comunidade, pais, servidores públicos e pessoas das mais diversas áreas e, também, é um lugar de busca do conhecimento e do que queremos para o futuro", comenta a deputada Maria do Rosário.
O evento contou com a presença, também, do Deputado Estadual Tarcísio Zimmermann, da Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, ex-reitora do IFRS, Claudia Schiedeck, professores, técnicos, pais, alunos do IFRS e pessoas da comunidade.