Abigeato – Um problema de saúde pública

Seguidamente pequenos agricultores me comentam que tiveram a única junta de bois, que tinham para o trabalho, roubada e carneada no campo, o que gera grande tristeza e prejuízos.
Porém, além do prejuízo ao produtor, o roubo de gado e a matança clandestina é um problema sério de saúde pública, pois boa parte do gado carneado no chão, sem as mínimas condições de higiene, vai à mesa do consumidor.
Quando o consumidor encontrar o filé, a picanha e outros cortes nobres sendo comercializados a preços abaixo dos de mercado é preciso desconfiar sempre!!!
O abigeato (roubo e matança de gado) existe devido a uma organização criminosa que envolve o ladrão, o transportador, o receptador e o comerciante. Infelizmente esta carne termina na mesa do consumidor.
Carne consumida sem qualquer inspeção e cuidados sanitários representa um sério perigo para a saúde da população, devido ao grande número de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem e vice versa) e outras doenças transmitidas pelos alimentos (DTAs), que surgem principalmente devido à falta de condições sanitárias adequadas e cuidados com a temperatura dos produtos.
Dentre as centenas de zoonoses e DTAs que podemos adquirir consumindo esses produtos estão: tuberculose, cisticercose, hidatidose, clostridiose, salmonelose, listeriose, entre outras, que podem causar a morte.
Engana-se quem pensa que este crime está distante.
É preciso proteger a nossa família e as pessoas em geral consumindo somente produtos cárneos devidamente fiscalizados e inspecionados.
Qualquer dúvida que a população tiver com relação a estas doenças e como preveni-las, os médicos veterinários da Secretaria Municipal da Agricultura estão à disposição para esclarecê-las.  Eles podem ser contatados pelo telefone 3547-1011, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou diretamente na Secretaria Municipal da Agricultura.

Texto: Secretário Municipal da Agricultura e Médico Veterinário Jair Gilberto Fleck.