Paranhana quer reforço no efetivo da Segurança Pública

O vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), juntamente com o assessor executivo de articulação e captação de recursos, Rogério Grade, participou de uma reunião solicitada por representantes do Vale do Paranhana com o secretário Estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e com o secretário Estadual da Fazenda, Giovani Feltes, na tarde da última quinta-feira, 7, que teve como objetivo solicitar o aumento do efetivo tanto da Brigada Militar quando da Polícia Civil.
Na oportunidade, surgiu a proposta da região se mobilizar em torno de um projeto de cerco eletrônico, interligando os municípios com vídeo monitoramento em âmbito regional.
O sistema de câmeras de vídeo poderia funcionar conforme o modelo já em implantação nas cidades da Serra gaúcha, como uma única central de monitoramento.  A ideia é reunir já nas próximas semanas as lideranças políticas, entidades empresariais e comunitárias da região para discutir o projeto. Feltes destacou que as emendas encaminhadas junto ao orçamento-Geral da União pela bancada gaúcha para área da segurança, que contemplam R$ 1 milhão para algumas cidades da região, poderiam ajudar na implantação do cerco eletrônico. “É preciso pensar em soluções de maneira conjunta, estimulando uma maior integração das forças policiais com as entidades locais”, salientou Feltes.
O secretário comentou que a própria Fazenda já vem testando um novo sistema de monitoramento de veículos, utilizado neste mês nas blitze do IPVA em Porto Alegre, que será utilizado em seguida pela Secretaria da Segurança Pública para identificar veículos roubados e rotas de fuga dos bandidos. “Ainda na fase de texto, o sistema já monitora cerca de 120 mil automóveis por dia, algo que será muito útil para a região quando estiver funcionando o cerco eletrônico na região”, acrescentou Feltes.

Efetivos

Representantes dos municípios de Riozinho, Rolante, Taquara, Igrejinha, Três Coroas e Parobé foram unânimes nos relatos da necessidade de mais efetivo nas suas cidades, mas também do histórico de apoio das comunidades na doação de viaturas e apoio na manutenção da frota.  Além da necessidade de ampliar o número de policiais militares nas ruas, as lideranças reivindicaram o retorno de plantões nas Delegacias de Polícia.
O secretário Schimer apontou o crescimento em 19% do orçamento deste ano para a segurança como um indicativo de que o governo do Estado está priorizando combate à criminalidade. O secretário salientou, no entanto, que é preciso mudar a cultura de muitas instituições agindo de maneira isolada, algo que pode ser superado com a instalação de gabinetes de gestão integrada em cada município. “Com o pouco de cada um se resolve o problema de todos”, resumiu.
Sobre a recomposição dos efetivos, o secretário afirmou que a prioridade dos 400 brigadianos que serão integrados neste ano é contemplar todos os municípios com no mínimo três PMs até o mês de agosto, número que deverá chegar ao mínimo de cinco por cidade até o final do ano. Com o novo concurso de mais de 6.100 novos agentes de segurança, anunciado esta semana pelo governador José Ivo Sartori,  o critério seguirá avaliações a partir dos números de habitantes e os índices de criminalidade. “Mas vamos valorizar quem estiver atuando de maneira cooperada com o Estado”, acrescentou Schirmer.

Informações e foto: Secretaria Estadual da Segurança Pública