Município de São Marcos busca informações sobre adesão ao SUSAF-RS

O secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, juntamente com os médicos veterinários do S.I.M, Rafael Duarte e Gabriela Javornik, recebeu o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São Marcos, Fabiano Varela, e a médica veterinária Carla do Nascimento, na última quinta-feira, 29, que vieram a Rolante buscar informações técnicas para a adesão ao SUSAF-RS. Após uma reunião inicial foram realizadas visitas aos estabelecimentos  Frigorífico Recrisul e Fábrica de Embutidos Kéllus, onde foram recepcionados pelos proprietários Laerte Petry e Fábio Bauer, respectivamente. Os proprietários relataram a trajetória para a adesão e a importância do SUSAF para o crescimento das empresas e desenvolvimento do município. Após, os representantes de São Marcos foram convidados a conhecer a Casa da Colônia, pois demonstraram interesse em construir futuramente uma estrutura semelhante.
As indústrias de produtos de origem animal registradas nos serviços de inspeção municipais são impedidas de comercializar seus produtos em outros municípios, segundo a Lei Federal 7889 do ano de 1989.
A adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) possibilita a estes estabelecimentos comercializarem seus produtos em todo território do Rio Grande do Sul. O município de Rolante aderiu ao SUSAF-RS no final do ano de 2015, após o cumprimento de uma série de exigências técnicas e sanitárias. Atualmente Rolante possui oito empresas registradas das quais três possuem o selo do SUSAF-RS, Riba Distribuidora de Alimentos, Recrisul Comércio de Carnes e Fábrica de Embutidos Kéllus.