Integrantes da Oficina de Culinária do Caps lançam Livro de Receitas

A comemoração do Dia da Luta Antimanicomial realizada pelo Caps Vida Nova, de Rolante, aconteceu na última quinta-feira, 18, com o lançamento do Livro de Receitas dos usuários que participam da Oficina de Culinária, seguido de um piquenique na Praça da Matriz.
Segundo a coordenadora do Caps, Linara Renck, o objetivo do evento foi divulgar cada vez mais o trabalho realizado pelos profissionais com os usuários do Caps.
O Livro de Receitas foi sendo construído ao longo dos últimos dois anos, pelos participantes da oficina. São dez receitas doces e dez salgadas, selecionadas pelos usuários. “A ideia principal é podermos registrar o trabalho dessa oficina que é tão antiga no Caps e que tem sempre um bom número de participantes”, comenta a psicóloga Greice Colombo.
A oficina culinária está sob a coordenação da psicóloga Greice Hugendobler e da técnica de enfermagem Lidiane Petry desde 2013, mas já é desenvolvida há bastante tempo no Caps. Os encontros ocorrem semanalmente, com duração de 1hora e meia, são 12 a 15 participantes sendo homens e mulheres que a cada semana confeccionam uma receita diferente.
“Há cerca de dois anos surgiu a ideia de fazer um livro de culinária com as receitas preparadas/produzidas na oficina e, partir daí, foram sendo selecionadas as receitas preferidas dos participantes, fotos e mensagens produzidas por eles. O livro foi editado por um voluntário e no momento que foi concluído, o projeto foi apresentado na Secretaria Municipal de Saúde, aprovando a ideia, tornando o sonho em realidade”, comenta Linara.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
O serviço possui uma equipe multiprofissional que atendem cerca de 200 pacientes entre crianças, adolescentes e adultos. Os atendimentos são realizados individualmente ou em grupo conforme o Plano terapêutico de cada usuário. Entre os atendimentos em grupos o serviço possuiu as oficinas terapêuticas que funcionam como um dos elementos organizador do cotidiano nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São estratégias de cuidado, interação e socialização.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Participação Popular também desenvolveu uma ação para chamar a atenção da comunidade, com entrega de panfletos, sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.
Participaram do evento, também, o secretário municipal da Saúde, Lenoir Shcönardie, secretário municipal da Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Luciano Altneter, enfermeiras Márcia König e Taíse Trevisan, assistente social Carina de Bona, integrantes das equipes da Sáude e da Assistência Social, usuários do Caps e seus familiares.