Rolante realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Rolante foi realizada no dia 5 de maio, no Espaço Cultural, com o tema central “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, respeitando suas diversidades étnicas, culturais, sociais e econômicas a ser desenvolvido em eixos principais e em eixos temáticos. Os eixos temáticos foram: I - Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento; II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
O evento, coordenado pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, médica Camila Tubelo, teve com objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador Nacional, no Documento Orientador Estadual e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de âmbito municipal e regional, além de propor diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Durante a conferência, foram definidas propostas municipais, estaduais e nacionais para serem levadas à Conferência Estadual. Confira:
Propostas municipais: investimento em promoção à saúde mental; reativação da coleta de citopatológico na unidade móvel de saúde.
Propostas estaduais: investimentos na educação dos profissionais; estruturação da rede cegonha (humanização dos partos).
Propostas nacionais: campanhas de informação sobre DST mais fortalecidas e políticas fortalecedoras de acesso à saúde.
Foram realizadas duas rodas de conversa sobre os seguintes temas: “Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento”, abordado pela enfermeira Lucélia Cardoso e “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, que teve como palestrante Aline Nandi.
Logo depois foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual, por segmentos representantivos: Trabalhadores da Saúde – Marcia Koning (titular) e Monique Behenck (suplente); Usuários – Aline Nandi e Janete Reinheimer (titulares) e Luciane Lange e Suzane Mello (suplentes) e no segmento Gestores – Lenoir Lauri Schönardie (titular) e Diego Valandro (suplente).
O evento contou com a participação do vice-prefeito Régis Zimmer (Geada), secretário municipal da Saúde, Lenoir Schönardie, profissionais das áreas da saúde e da educação e pessoas da comunidade.