ALERTA À SAÚDE DA POPULAÇÃO: Entenda o Complexo Teníase - Cisticercose

Os alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) devem receber cuidados indispensáveis antes de serem ingeridos, pois, caso o alimento não esteja em perfeitas condições para o consumo, pode acarretar em sérios danos à saúde do consumidor. O Serviço de Inspeção Municipal de Rolante realiza a inspeção em Matadouros Frigoríficos, Fábricas de Conserva de Produtos Cárneos (embutidos) e Entrepostos de Carne e Pescados do município, com o objetivo de garantir o fornecimento de alimentos seguros à população.
Segundo o Médico Veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Rafael Severino Duarte, o número de casos de Cisticercose encontrados em animais abatidos no matadouro frigorífico do município é preocupante. De Janeiro de 2016 até Fevereiro desse ano foram encontradas lesões características desta doença em 172 animais, os quais foram descartados ou tiveram os seus miúdos condenados.

Entenda o Complexo Teníase-Cisticercose: A Teníase é uma zoonose (doença transmissível do animal ao homem), adquirida pelos humanos, por ingestão de carnes mal cozidas/ mal assadas e não inspecionadas (sem procedência ou oriundas de abate clandestino), de animais infectados pelas fases larvais (os cisticercos ou, popularmente, as “pipocas” – FOTO 1) do parasita helminto da espécie Taenia saginata presente em bovinos e da Taenia solium presente nos suínos. Os humanos passam a ser parasitados pelo verme adulto que cresce no intestino delgado. Esse verme possui corpo longo, achatado e de cor branca de onde se desprendem “pedaços”- as proglótides - que são cheias de ovos. A maioria das pessoas apresenta apenas uma única tênia, chamada de solitária, que pode medir até 8 metros de comprimento

(FOTO 2). A pessoa com Teníase pode não apresentar sintomas da doença e assim não descobrir o verme adulto que poderá viver muitos anos em seu intestino e até causar-lhe o óbito (por obstrução intestinal e/ou por espoliação dos nutrientes que este ingere). Ainda, o verme pode causar prejuízos ao Meio Ambiente diariamente, infectando-o com a produção e liberação de milhares de ovos que saem junto das fezes das pessoas. Estes ovos vão se concentrar em locais sem saneamento como: solos e águas que recebem fluxos líquidos contendo fezes humanas de portadores de teníase e em frutas/ verduras ou pastagens cultivadas junto destes solos e/ou irrigadas com estas águas.
A cisticercose humana inicia-se quando o indivíduo contaminado libera os  ovos do parasito nas fezes e, ele mesmo ou outros seres humanos, os ingerem acidentalmente, através de águas contaminadas, frutas ou verduras mal lavadas ou manuseio de alimentos com as mãos não devidamente higienizadas após uma evacuação. Quando um indivíduo ingere acidentalmente os ovos da Taenia o processo se inicia, ocorrendo a liberação do parasito no intestino, o mesmo cai na corrente sanguínea e espalha-se pelo corpo do paciente. Se a larva conseguir alcançar o cérebro, um cisticerco irá se desenvolver neste órgão, levando à neurocisticercose, a forma mais grave da doença. As pessoas infectadas podem apresentar convulsões, danos neurológicos (paralisias ou dormências em um segmento do corpo), sinais de aumento de pressão intracraniana (dor de cabeça, vômitos), alteração do comportamento, meningite (febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço), entre outros sintomas, podendo causar-lhe o óbito.

As medidas que podem ser adotadas para prevenção destas doenças são as seguintes:
1.    Não ingerir carne mal passada ou não inspecionada;
2.    Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o sanitário;
3.    Não irrigar a horta com água não tratada ou contaminada;
4.    Lavar bem as frutas e verduras antes de ingeri-las;
5.    Beber apenas água tratada ou fervida;
6.    Tomar vermífugos regularmente (sempre com orientação médica).
Fica o alerta para a comunidade que ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Severino Duarte e Gabriela Javornik Barroso
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.

FOTO 1: Coração bovino contendo inúmeros cisticercos -“pipocas”
FOTO 2: Verme adulto que parasita o intestino humano