Recomeço: alunos da Escola Independência, em Rolante, retornam às aulas

A manhã desta segunda-feira, 20, marca o retorno dos 136 estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência, localizada no Alto Rolante, uma das localidades mais afetadas pela enxurrada ocorrida no dia 5 de janeiro que atingiu cerca de seis mil famílias no município.
A Escola Independência, fundada pelo Estado em 1939 e transferida para o município em 2006, teve sua história totalmente destruída pela força da água e pela lama que tomou conta de tudo. Mas a união da equipe da Secretaria de Educação e Esportes de Rolante, que tem a sua frente a secretária Eunice Salim Silveira, juntamente com a equipe da escola, APM, vereadores, pessoas da comunidade e voluntários da Igreja dos Mórmons de Taquara, a missão Calebe (Igreja Adventista) os Desbravadores (Igreja Adventista), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), fizeram um verdadeiro mutirão de amor e solidariedade naquele momento de crise, unindo-se para fazer a limpeza do local que estava totalmente tomado pela lama.
“Era uma cena muito triste de ver. Não foi fácil tirar de carrinho de mão a história da escola, construída com tanto esforço ao longo dos anos. Mas agora vamos reconstruí-la para deixar melhor do que era fisicamente, porque a alma da escola são os alunos, professores, pais, enfim, toda a comunidade escolar. Agradeço, de coração, a todos que contribuíram para que hoje nossos alunos pudessem retornar às aulas. A Secretaria fez um investimento de mais de R$ 86 mil e tivemos doações da Piccadilly (A. Grings), Escola Pio 12 – Novo Hamburgo, Escola Adventista de Canudos – Novo Hamburgo, Unialcance, SWicredi/Icatu Seguros e pessoas da comunidade, além das doações do tempo de tantas pessoas que vieram nos ajudar”, salienta a secretária Eunice.
Durante a solenidade, a diretora da Escola Independência, Claudia Schmidtt, agradeceu a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, todos que trabalharam e trabalham em prol da escola, como o vereador Diogo Hennemann, que foi professor da Escola Independência e ajudou do início ao fim na limpeza, o presidente do Círculo de Pais e Mestres (COM), Ênio Cambruzzi, representando todos os integrantes do CPM e, juntos, fizeram uma oração para agradecer pela reconstrução da escola e para que todos tenham um ano de paz e fraternidade, com mais amor entre as pessoas e muito aprendizado, tanto escolar, quanto de vida.