Prefeito Ademir Gonçalves reúne-se com Temer e Sartori em busca de auxílio para o município

O prefeito de Rolante, Ademir Gomes Gonçalves (Dirão), esteve com o presidente da República, Michel Temer, juntamente com o governador José Ivo Sartori, ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra e o Secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, na Base Aérea de Canoas, no início da tarde desta segunda-feira, 9, para entregar pessoalmente as demandas do município ao presidente e ao governador, em busca de auxílio para que Rolante possa se reerguer depois do desastre que enfrentou na última semana, com a enchente que devastou a cidade.
Na oportunidade, Gonçalves solicitou ao governador, também, que não cobre o excedente da comunidade rolantense na conta da água do mês de janeiro.
Temer disse a Gonçalves que o secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, dará agilidade aos encaminhamentos de Rolante.
Sartori salientou que a Defesa Civil do Estado está à disposição para auxiliar o município.

O encontro com o presidente foi acompanhado pelo deputado federal Alceu Moreira, deputado federal Darcísio Perondi, deputado estadual Gabriel Souza, secretário estadual da Saúde, João Gabardo, prefeito de Riozinho Valério Esquinatti e o vice-prefeito Diogo Pretto, e pelo ex-prefeito de Três Coroas, Rogério Grade.
No ofício entregue em mãos ao presidente da República, o prefeito Ademir Gonçalves relatou detalhadamente todos os danos e perdas que Rolante sofreu em decorrência do desastre que aconteceu no último dia 5 de janeiro. Nas áreas rurais, foram atingidas 644 propriedades, em 1.500 hectares e as áreas urbanas 2.312 famílias foram assoladas pela forte inundação que destruiu residências, bens móveis, e pertences pessoais.
Em função disto, o prefeito fez as as seguintes solicitações ao presidente:
1. Agilizar o processo de reconhecimento e homologação da Situação de Emergência decretada pelo município;
2. Liberação do saque de FGTS pela Caixa Econômica Federal à população atingida;
3. Liberação do cartão Minha Casa Melhor às 2.312 famílias atingidas visando a facilitação da aquisição de móveis;
4. Liberação de recursos ao cartão de Pagamento de Defesa Civil /CPDC, no montante R$ 6.586.000,00 (seis milhões, quinhentos e oitenta e seis mil reais), para resposta ao desastre;
5. Liberação de recursos para ações de reconstrução e recuperação no total de R$ 11.833.061,01 (onze milhões, oitocentos e trinta e três mil e sessenta e um reais e um centavo);
6. Ante todo o desastre a que o município de Rolante foi duramente submetido, visto a localização geográfica e hidrográfica em que nos encontramos, solicitamos o apoio da Presidência da República para a liberação do kit de Defesa Civil, estações de monitoramento, escavadeira hidráulica, caminhões caçamba, caminhão tanque para a prevenção e mitigação de desastres.