Condicar promove 1ª Semana da Criança e do Adolescente de Rolante

O Condicar realizou a 1ª semana da Criança e do Adolescente de Rolante de 12 à 14 de outubro, com o tema “O cuidar, com amor e respeito à vida”, tendo como objetivo promover espaços de discussão abertos à comunidade, relacionados ao cuidado nos diversos aspectos inclusos no ambiente psicossocial no qual estão inseridas as crianças e os adolescentes do município; divulgar, através da programação, as atribuições do Condicar e a possibilidade de acesso da população em geral ao conselho, com vistas a qualificar o trabalho de proteção da criança e do adolescente; promover a melhora da qualidade de vida das crianças e adolescentes, assim como de suas famílias, fortalecer o entrosamento da rede de atenção psicossocial e demais serviços envolvidos neste  trabalho e conscientizar a população da importância da contribuição de parte do IR de renda ao Condicar, pois este viabiliza projetos de associações registradas no conselho.

A 1ª semana da Criança e do Adolescente de Rolante teve a parceria da Prefeitura de Rolante, através das Secretarias de Saúde, Educação e Esportes, Assistência Social e Habitação, Caps Vida Nova, Futsal Rolante, Departamento de Cultura, Núcleo dos Contabilistas de Rolante, Fundação Hospitalar de Rolante, CDL e dos músicos Sérgio Bauer e Sting Gaúcho.

No dia 12 de outubro foi realizada uma programação na Praça da Matriz, com música ao vivo, brinquedos infláveis, contação de histórias, pintura de rosto, espaço para desenhos e um torneio entre pais e filhos das categorias Sub 9 e Sub 11 do Futsal Rolante no Ginásio Municipal de Esportes.

No dia 13 de outubro foi realizada uma Mostra Cultural e Científica, no Espaço Cultural, com avaliação nutricional de crianças e adolescentes, efetuada pela equipe da Fundação Hospitalar de Rolante, nos períodos da manhã e da tarde e à noite foi promovida uma roda de conversa sobre o uso das redes sociais e a família.

Ainda no dia 13, o Centro de Referência da Assistência Social, em parceria com Condicar, realizou uma ação entre gerações para comemorar o Dia da Criança e o Dia do Idoso.

A atividade foi realizada com o grupo de mulheres moradoras do bairro Rio Branco e uma turma de maternal da Escola de Educação Infantil Luizinho, com o objetivo de estimular o convívio entre terceira idade e infância, onde contaram histórias e cantaram músicas. A atividade possibilitou que as crianças se expressassem, relatando também sobre o convívio com seus próprios avós e bisavós.

As mulheres, na terceira idade, na maioria são avós e umas bisavós e também oportunizaram as crianças histórias que seus avós lhe contavam.
Todos avaliaram a atividade como positiva e solicitaram que ocorresse mais vezes.

A programação da Semana da Criança e do Adolescente encerrou no dia 14 de outubro, com palestras sobre Sexualidade na adolescência, um trabalho preventivo proposto Pela Estratégia de Saúde da Família para turmas de séries finais do Ensino Fundamental.
O Condicar é presidido por Ana Elicker, tendo como vice-presidente Greice Colombo e secretária Cristina Lemb.