Instituto Federal abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Rolante

O processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), oferta 4.562 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado. São 110 vagas para o Campus Rolante, distribuídas entre os cursos Técnicos integrados em Agropecuária e Informática e o curso Técnico subsequente/concomitante em Administração.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de novembro de 2016, pelo site ingresso.ifrs.edu.br, ou diretamente no Campus, rua Alfredo Wüst, 645 (térreo do Sindicato dos Sapateiros), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de nível superior.

As provas serão aplicadas em 4 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações, ler o Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e outras orientações, acesse o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS, o candidato pode optar por utilizar a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição, deverá escolher uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016).
Para os cursos de nível superior, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

DATAS IMPORTANTES:

Inscrições: 6/10 a 8/11/2016
Provas: 04/12/2016
Informações: ingresso.ifrs.edu.br

Modalidades dos cursos oferecidos

Técnicos de nível médio:

Integrados ao Ensino Médio – o aluno cursa, no IFRS, o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica.
Concomitantes ao Ensino Médio – o estudante deve estar matriculado ou cursando o Ensino Médio em outra instituição e cursa o técnico no IFRS, com matrículas distintas para cada curso.
Subsequentes ao Ensino Médio – voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, que cursarão apenas o técnico no IFRS.

Nível Superior:

Tecnológicos – cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.

Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereço do campus

Campus Rolante (Rua Alfredo Wust, 645 - Térreo do Sindicato dos Sapateiros, Centro – Rolante)
Técnico em Administração – concomitante/ subsequente ao EM: noite, 40 vagas
Técnico em Agropecuária – integrado ao EM: vespertino, 35 vagas
Técnico em Informática – integrado ao EM: matutino, 35 vagas

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 16 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.