Nota de esclarecimento à comunidade rolantense

Em matéria publicada no Jornal Zero Hora de 2 de julho, Rolante é citado como o município campeão em desequilíbrio fiscal em 2015.

No entanto, a Administração Municipal contesta este título pejorativo, em função de que os valores empenhados referem-se a recursos federais aplicados em obras que estão sendo desenvolvidas no município, como construção de quadras poliesportivas, escola de turno integral com 12 salas, no bairro Rio Branco, pavimentação em diversas ruas, posto de saúde e uma obra de grande impacto financeiro e social que é o saneamento básico.

A cobertura financeira dos supostos 34,2% de despesas superiores aos ganhos do período, a que o Jornal Zero Hora se refere no texto, estão inseridos nos 45 milhões do orçamento municipal, incluídos mais 40% de recursos extra orçamentários do Governo Federal. Tais recursos são empenhados e passam a classificar-se contabilmente como despesas, mas são pagos conforme a evolução das obras que são realizadas, com verba recebida da União. Ou seja, são recursos captados pelo município junto à União e que são quitados à medida que o Governo Federal realiza os repasses, de modo que não se trata de despesa real do município.

O que importa destacar é que, a medida que as obras são concluídas, esta “despesa” vai reduzindo até que o déficit fique zerado.

Rolante tem bons projetos, profissionais qualificados para executá-los e a atuação política do município faz com que consigamos nos destacar na obtenção de recursos federais. Não podemos ser penalizados por isto.

O Departamento financeiro da Prefeitura de Rolante está à disposição para qualquer tipo de esclarecimento referente ao assunto. A Administração Municipal dá prioridade pela transparência em todos os seus atos.