Serviço de Inspeção Municipal alerta sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)

Todos sabem que os alimentos possuem papel fundamental na saúde, no entanto, algumas pessoas desconhecem que o alimento se torna responsável pela transmissão de doenças.

A contaminação dos alimentos pode ser de natureza biológica, química ou física. Os contaminantes biológicos incluem as bactérias, vírus, fungos e parasitas; as contaminações de natureza química podem ser causadas por diversas substâncias potencialmente tóxicas, entre elas, metais pesados, agrotóxicos, antibióticos, toxinas de animais e plantas; e as contaminações físicas podem ser causadas por diferentes materiais estranhos ao alimento, como por exemplo, a presença de pedaços de vidro ou fragmentos metálicos. Segundo autoridades da área de proteção de alimentos, a contaminação de natureza biológica de origem microbiana, é considerada a mais importante para a Saúde Pública.

Os alimentos de origem animal possuem características próprias que se constituem em um meio ideal para o desenvolvimento de agentes causadores de doenças. Além da composição rica em nutrientes, a manipulação e armazenamento inadequados, os problemas com a temperatura de conservação, a falta de higiene dos manipuladores, equipamentos e utensílios que estão em contato com o alimento, além da contaminação cruzada que pode ocorrer entre produtos ainda crus e os já processados, fazem com que ocorra maior desenvolvimento de microrganismos que irão ocasionar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

As DTAs constituem-se em um dos problemas de saúde pública mais frequentes do mundo contemporâneo. São causadas por microrganismos ou toxinas produzidas por eles, que penetram no organismo humano através da ingestão de água e alimentos contaminados, sendo geralmente de origem bacteriana.

Provavelmente você alguma vez já apresentou episódios de náuseas, vômito, febre, dores abdominais, diarreia, coceira na pele, dores de cabeça, entre outros, depois de ter consumido um alimento aparentemente normal.

Contrariando o que a maioria das pessoas acredita, os alimentos contaminados pelas bactérias podem possuir aparência, gostos e cheiros normais, e é aí que mora o perigo.

Além disso, cada tipo de bactéria tem preferência por algum alimento, provoca diferentes sintomas no organismo saudável e possui período de incubação (tempo que demora para surgir os sintomas) que vai de 1 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado, ou seja, você poderá apresentar os sintomas, até mesmo, dias após o consumo.

A maioria dos microrganismos patogênicos presentes nos alimentos causam sintomas brandos, fazendo com que a vítima não busque auxílio médico. Mas, dependendo da bactéria envolvida, do estado imunológico da pessoa e do grau de contaminação do alimento, o quadro clínico pode ser extremamente sério, com risco de óbito, incluindo entre os sintomas, desidratação grave, diarreia sanguinolenta, insuficiência renal aguda e insuficiência respiratória.

A presença de agentes patogênicos em alimentos representa um sério risco à saúde dos consumidores, isso demonstra que é necessária a intensificação na higiene e  sanitização do ambiente, equipamentos e utensílios, treinamento e educação dos manipuladores nos estabelecimentos que produzem e vendem alimentos de origem animal, para assegurar a qualidade dos produtos e preservar a saúde da população.

Dicas da Organização Mundial de Saúde para preparação higiênica dos alimentos:

1) Escolher alimentos tratados de forma higiênica (exemplo: leite pasteurizado);

2) Cozinhar bem os alimentos;

3) Consumir imediatamente os alimentos cozidos (quando os alimentos cozidos esfriam a temperatura ambiente, os microrganismos iniciam a multiplicação);

4) Armazenar cuidadosamente os alimentos:

- Temperatura de armazenamento de alimentos congelados: igual ou menor a 0ºC ou de acordo com as recomendações do fabricante;

- Temperatura de armazenamento de alimentos resfriados: 0ºC a 10ºC ou de acordo com as recomendações do fabricante;

5) Temperatura de armazenamento de alimentos cozidos: Em condições de calor: acima de 65 °C; em condições de frio: abaixo de 10ºC;

6) Evitar o contato entre os alimentos crus e cozidos: Um alimento bem cozido pode se contaminar com um mínimo contato com alimentos crus. Esta contaminação "cruzada" pode ser direta, como acontece, por exemplo, quando utilizamos uma tábua para picar a carne crua e com essa mesma tábua cortamos a carne assada.

7) Utilizar água limpa e tratada para a lavagem constante das mãos, antes de manipular o alimento e após qualquer interrupção;

8) Limpeza das superfícies de contato do alimento;

9) Manutenção dos alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Duarte e Gabriela Javornik Barroso

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.