Programação XXIII Festivale – Festival de Teatro do Vale do Paranhana
Local: Sociedade Carlos Gomes – Rua Carlos Huff, 219 – Centro - Rolante
Terça-feira 28/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
9:00 – Abertura Oficial do XXIII FESTIVALE e Apresentação do Coro Municipal de Rolante
9:30 – Espetáculo Infantil
“Meu Tesouro”
Grupo Movimento Cênico
Direção: Silvia Maciell e Silvana Maciell
Cidade: Porto Alegre (classificação 9 anos)
Sinopse:
Após acharem um mapa do tesouro, três meninas resolvem partir e se aventurar em busca de muito ouro para ficarem ricas. O que elas não contavam é que iriam se deparar com personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão. O enredo vai sendo desenvolvido em meio a muitas coreografias, cantos, músicas, suspense e muita diversão. Então, se você tem um tesouro, guarde bem, pois nossos piratas irão invadir sua cidade.
Terça-feira 28/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
15:00 -Espetáculo Adulto
Cadê a peça?
Grupo Teatral In Love
Direção: Carine Setti
Cidade: Três Coroas (classificação 12 anos)
Sinopse:
Quando os conflitos de um grupo apontam para um estado de CRISE. Quando o fazer teatral passa por um momento de dúvida. Quando o ator perde sua identidade e se confunde com a personagem que ainda está viva em sua memória. Quando o diretor dá vasão às criações e às propostas dos seus alunos-atores. Quando a trupe não tem um espetáculo, mas, ainda assim, quer contar uma história... Nasce, então, o jogo. As experiências e a pesquisa se combinam para revelar o que todos já sabiam: a vida é realmente uma CRISE e o palco o nosso chão.
Terça-feira 28/06 ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)
20:00 -Espetáculo Adulto
Do Outro Lado da Cerca
Grupo Curto Arte
Direção: Carlos Alberto Klein
Cidade: Dois Irmãos (classificação livre)
Sinopse:
Todos os caminhos levam para a leitura. Alfred, um senhor da melhor idade, que vive sozinho... e na solidão tem como único amigo os livros. Passa o tempo todo lendo poesias e contos, mas lê somente para si mesmo. É um estranho senhor e de poucas palavras. Já Alberto, que mora ao lado, é um menino Autista e que apesar de ter família, sente-se muito só, onde busca em Alfred o seu melhor amigo. Um espetáculo comovente e emocionante.
Quarta-feria 29/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
9:30 -Espetáculo Adulto
Delinquência (ou A Lei do Olho em Alerta)
Grupo Arte In Cena
Direção: Thiago E. Silva
Cidade: Sapiranga (classificação 10 anos)
Sinopse:
Nina e Antônio vivem em uma cidadezinha distante, chamada Delinquência. Lá, toda forma de amor, afeto ou demonstração de solidariedade é expressamente proibida entre os seus habitantes, os cidadãos delinquentes. Por decreto municipal, fica estabelecido que ninguém tem o direito de contestar a “Lei do Olho em Alerta”, que prevê, entre outras coisas, que toda e qualquer forma de violência deve ser respondida com uma violência ainda maior e que, em caso de morte, a família da vítima tem o direito assegurado pela lei de matar qualquer parente do assassino, seja ele quem for, sem qualquer forma de punição pública. Antônio e Nina acabam sendo seres estranhos no contexto da cidade: são carinhosos, afetuosos e repudiam a violência vista como natural pelos outros. Encontram-se escondidos para estabelecer planos de subversão da ordem, rotas poéticas e tentar mudar a sociedade em que vivem. No entanto, quando o pai de Nina mata o pai de Antônio por conta de uma “dívida de sangue”, a relação dos dois modifica-se e novos caminhos desenham os seus destinos.
Quarta-feria 29/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
15:00 - Espetáculo Infantil
Quando Crescer Quero Ser Criança
Grupo Pintando o 7
Direção: Luís Fernando Rodembuch
Cidade: Novo Hamburgo (classificação livre)
Sinopse:
Quatro crianças e suas brincadeiras lúdicas encontram um circo que está prestes a iniciar seu espetáculo. Cada criança tem seu jeito, suas diferenças. O líder, o tímido, o vai-cos-outros, o nem tá aí.
A descoberta de brincadeiras comuns, as apresentações circenses, os diálogos do que é certo e o que é errado são temas do espetáculo que trata ainda do maltrato com os animais do circo. Quem é o bicho nessa história.
Espetáculo destinado a filhos e pai, pois trata com muito carinho do tema “crescer”.
Quarta-feira 29/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
20:00 - Espetáculo Adulto
Ilha dos Açores
Grupo Pintando o 7
Direção: Luís Fernando Rodembuch
Cidade: Novo Hamburgo (classificação livre)
Sinopse:
Em um pequeno lugarejo de pescadores, em Portugal, os homens de uma das nove “Ilhas dos Açores” são convocados para a guerra civil que acontece de 1828 à 1832. Três famílias são atingidas e vêem suas vidas modificadas pelas perdas que a guerra impõe. Suas vidas depois da guerra nunca mais será a mesma. A guerra civil e a regência de Angra de 1828 à 1832 são referência para o espetáculo.
Quinta-feira 30/06 ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)
9:30 - Espetáculo Infantil
O Médico que Receitava Livros
Grupo Teatral Trupe
Direção: Samuel dos Santos
Cidade: São Leopoldo (classificação livre)
Sinopse:
Um respeitado médico de carreira exemplar vive um momento de crise em sua vida profissional. Sempre muito apaixonado pela literatura, ele percebe que receitar livros ao invés de remédios pode curar a alma das pessoas e assim acabar com suas “doenças”. Para surpresa das pessoas que o cercam, ele começa esta mudança e os resultados são surpreendentes!
Nesta emocionante e instigante história, você vai aprender com Dr. Millor que, para curar os males da vida não bastam apenas remédios. Literalmente!
Quinta-feira 30/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
15:00 -Espetáculo Infantil
O Sonho Detrás das Nuvens
Grupo Teatral Tá Rolando Arte
Direção: Rodrigo Azevedo
Cidade: Rolante (classificação livre)
Sinopse:
O Sonho Detrás das Nuvens conta uma história cheia de aventuras, emoções e brincadeiras onde um menino que, levado por um sentimento de buscar o desconhecido resolve ir atrás de seus sonhos. Durante esta caminhada ele encontra várias adversidades que o fazem refletir sobre o verdadeiro valor de sua felicidade e envolve o público em um universo infantil e lúdico.
Quinta-feira 30/06 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
20:00 -Espetáculo Adulto
Deixai toda Esperança, Ó Vós, que Entrais
Grupo Karma Coletivo
Direção: Cristian Lampert
Cidade: Santa Maria (classificação 16 anos)
Sinopse:
Sorôco traz sua mãe e sua filha – as únicas pessoas que tem no mundo – à estação, para que sejam levadas ao hospício. Ver além do mundo comum e não compartilhar o comportamento do resto dos homens lhes rendeu a sentença do exílio no lar dos desajustados. Sua “loucura” transborda por um canto que abre o caminho para que as acompanhemos em suas viagens além da realidade material, onde tocam os portais da morte. O trem chega e, cantando, as duas partem. Sorôco permanece. O mesmo?
Sexta-feira 01/07 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
9:30 -Espetáculo Infantil
Um Conto para um Rei Tonto
Grupo Experimental de Teatro
Direção: Igor Ramos
Cidade: Viamão (classificação 10 anos)
Sinopse:
O espetáculo conta a história de um alfaiate esperto que promete a um rei vaidoso uma vestimenta feita do mais nobre dos tecidos, porém só pode ser vista aos olhos dos inteligentes. Feito isto se estabelece uma confusão no reino após o desfile do rei com sua roupa nova.
Sexta-feira 01/07 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
14:00 - Espetáculo Adulto
“Ôtovinu!”
Grupo Palhaço Fusquinha de Porta Aberta
Direção: Paulo Galindo da Cunha
Cidade: Sorocaba – São Paulo (classificação livre)
(Espetáculo de Rua na Praça da Matriz)
Sinopse:
Um legítimo espetáculo de variedades de circo, porém sem a lona, na rua e somente com um palhaço. "Fusquinha de Porta Aberta" apresenta seus números cômicos, virtuosos e picaretas, como malabarismo, mágicas, acrobacias e palhaçadas! Conta com a interação especial dos principais integrantes do show, o público, que participam do início ao fim. Com incrementada sonoplastia e música é um espetáculo para todos, família, trabalhador, a criança, o bêbado e até o cachorro.
Sexta-feira 01/07 ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)
15:30 – Espetáculo Infantil
A Caligrafia de D. Sofia
Cia. Retalhos de Teatro
Direção: Julio Cesar Aranda
Cidade: Santa Maria (classificação livre)
Sinopse
Lá no alto de uma grande colina afastada, em um casebre simples feito com muito carinho, mora uma velha senhora, uma professora aposentada que vive sua vidinha com suas duas paixões: a poesia e seu jardim. Essa é Sofia, uma jovem em corpo de idosa e que passa os dias e noites, imersa em sua imaginação, lendo os poemas dos seus autores preferidos. O carteiro Sr. Ananias e as irmãs Lia, Lea e Cléa também fazem parte dessa história e são os moradores do pé da colina. Enquanto seu Ananias guarda um grande apresso por dona Sofia, as irmãs Lia, Lea e Cléa acham ela um tanto resmungona. Sofia que costuma copiar e colar por toda a sua morada os poemas que mais lhe agradam, bate de frente com um acontecimento que pode mudar sua vida. Não existe espaço em seu casebre para mais nenhum poema. E agora? O que esse fato pode trazer como consequência para ela? E para o povoado que vive no pé da colina? Em um espetáculo repleto de músicas, sonhos e poesias descobriremos juntos o que irá acontecer com “A Caligrafia de Dona Sofia...”
Sexta-feira 01/07 ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)
21:00 - Espetáculo Adulto
A Intrusa
Cia. Retalhos de Teatro
Direção: Helquer Paez
Cidade: Santa Maria (classificação 14 anos)
Sinopse:
A Avó cega e entrevada, aguarda junto com sua família a melhora da sua filha que está muito doente, pois deu a luz a uma criança que nunca chorou e parece ser de cera. O pai, o tio, o filho, a filha e a criada, esperam junto com a idosa a chegada da Irmã de Caridade ( freira ) e o médico.
Num clima denso e sufocante na casa...chega a visita inesperada da “ Intrusa”...
Sábado 02/07 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
9:30 - Espetáculo Adulto
Uma História de Amor
Grupo Espaço da Arte
Direção: Fernando Tepasse
Cidade: Bom Princípio (classificação 10 anos)
Sinopse:
Montada a pedido do Programa A União Faz a Vida e a partir de uma ampla pesquisa com educadores, a peça "Uma história de amor" fala sobre a essência do que é ser professor. Como pano de fundo, ela mostra o drama de Osvaldo, um velho professor que, com a morte de sua esposa, resolveu se aposentar e viver em meio a suas lembranças.
Sua trajetória muda quando Laura, sua neta, precisa fazer um trabalho de escola sobre o seu sonho, que é ser professora. Para isso, Osvaldo vai trazer à tona as memórias mais marcantes da sua infância e da época que lecionava. Emocionante, reflexiva e sensível, "Uma história de amor" quer valorizar o profissional que transforma e faz a diferença na vida de muita gente – o professor.
Este espetáculo estreou dia 14 de setembro de 2014, no Fórum do Programa A União faz a vida, em Santa Maria do Herval, para um público de 1100 educadores. A duração é de 55 minutos e ele tem como público alvo professores e comunidade em geral.
Sábado 02/07 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
15:00 - Espetáculo Infantil
O Patinho Feio não é Tremendão
Cia. Teatral Era Uma Vez
Direção: Marlon Britto
Cidade: Rio Grande (classificação livre)
Sinopse:
Tendo como sua última montagem “O Patinho Feio Não é Tremendão” inspirada no clássico conto de Hans Christian Andersen, “O Patinho Feio “ e adaptada para os anos 60. Entre gangues de tremendões e patinhas papo firme está Chiquinho, um patinho diferente que se apaixona por Ritinha, a única patinha que consegue compreendê-lo. Uma emocionante história que fala sobre amizade, compreensão e amor incondicional e além das aparências.
Sábado 02/07 (Ingresso 1kg de alimento não perecível)
19:30 – Espetáculo Adulto Convidado
Cabaré Lange Ri
Com as palhaças Bisca e Bruaca
Teatro VagaMundo e Teatro Candeia
Direção: Daniel Lucas
Cidade: Santa Maria
(classificação: não recomendado para menores de 8 anos desacompanhados dos pais)
Sinopse:
Bisca e Bruaca são duas palhaças que ganham a vida trabalhando como dançarinas. Justamente quando resolvem tirar um dia de folga, são surpreendidas pela visita de clientes inesperados. Atrapalhadas com a surpresa, mas decididas a agradar os visitantes, custe o que custar, as duas usam e abusam do seu charme chulo para chamar a atenção.
Assim pode ser resumido o “Cabaré Lange Ri”, um espetáculo cômico em que a dupla vive situações hilariantes e constrangedoras para seduzir o público. Entre destrambelhadas danças, malabarismos e estripulias, típicas da palhaçaria clássica, Bisca e Bruaca prometem conquistar o riso e a simpatia da platéia com a graça e a impertinência que só as mulheres ousam ter. Espetáculo para toda a família, o Cabaré Lange Ri irradia a comicidade feminina de forma inusitada e extrovertida.
20:30 - Cerimônia de Premiação do XXIII FESTIVALE
Domingo 03/07
20:00 - Espetáculo Adulto Convidado
Herta, a Vizinha
Grupo Curto Arte
Direção: Carlos Alberto Klein
Cidade: Dois Irmãos (classificação livre)
Ingressos para este espetáculo: R$ 20,00 – Antecipado e R$ 30,00 – Na hora
Ingressos antecipados a disposição no Restaurante D’Rouse e na Livraria J.A. Júnior
Sinopse:
Todos os caminhos levam para a leitura. Alfred, um senhor da melhor idade, que vive sozinho... e na solidão tem como único amigo os livros. Passa o tempo todo lendo poesias e contos, mas lê somente para si mesmo. É um estranho senhor e de poucas palavras. Já Alberto, que mora ao lado, é um menino Autista e que apesar de ter família, sente-se muito só, onde busca em Alfred o seu melhor amigo. Um espetáculo comovente e emocionante.
Segunda a Quinta-feira das 08 às 12h,
Sexta-feira das 08h às 13h.
Fone: (51)3547-1188
Av. Getúlio Vargas, 110, Centro
Rolante/RS - CEP: 95690-000