A Administração Municipal vem investindo em saneamento básico desde o início da gestão e, em novembro de 2015, deu início à construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), após a ponte que liga o centro à localidade de Rolantinho.
O investimento, de mais de R$ 20 milhões, abrange, também, a construção de mais 30 quilômetros de rede coletora de esgoto sanitário na zona urbana do município.
Nesta etapa, está sendo construído o digestor, caixa de areia, flotador, leitos de secagem e tanques de reagentes.
Já foram feitos 5.155 metros de rede de esgoto sanitário, contemplando as seguintes ruas e avenidas: João Dentice, Santos Dumont, Borges de Medeiros, 1º de Maio, 7 de Setembro, Alfredo Wüst, Emílio Marmitt, Guerino Pandolfo, 28 de Fevereiro, Henrique Grassmann Sobrinho, Agnes Bernardine Bohlke, Bernardo Henrique Bohlke Filho, Pedro Schneider, Conceição e Emílio Schmidtt.
A ETE deve ser concluída em 2018 e a previsão de finalização da obra como um todo é para 2019.
O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), esteve na obra nesta semana, acompanhando o desenvolvimento do trabalho, juntamente com o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Ivan Balestrin.
“Esta obra é investimento em qualidade de vida, na qualidade do meio ambiente. Uma água tratada evita inúmeras doenças, assim como um destino correto para o esgoto preserva nossos rios, e o meio ambiente de um modo geral. No decorrer da obra, causamos transtornos à comunidade e pedimos desculpas por isto, mas este trabalho é a forma de demonstrar o quanto queremos, de verdade, o bem estar dos rolantenses”, salienta Gonçalves (Dirão).