O CORRETO DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO, PILHAS, BATERIAS E ÓLEO DE COZINHA EM ROLANTE

 Você sabia que aparelhos eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha NÃO podem ser descartados no lixo comum ou de qualquer maneira no meio ambiente? Por esta razão a Prefeitura Municipal recebe estes tipos de resíduos dos cidadãos, e efetua o correto descarte. 

 Prezado Cidadão Rolantense, o descarte incorreto de lixo eletrônico, pilhas, baterias e óleo de cozinha provocam diversas complicações ambientais, tendo grave reflexo, inclusive, na saúde dos cidadãos. 

O LIXO ELETRÔNICO é todo resíduo oriundo do descarte de aparelhos eletrônicos como computadores, celulares, televisões, dentre outros. Tais equipamentos têm em sua composição substâncias químicas. O mesmo ocorre com PILHAS e BATERIAS, que também possuem substâncias tóxicas em sua formação. 

Assim, o descarte de resíduo eletrônico, pilhas e baterias em lixo comum, terrenos baldios ou na rua, provoca contaminação do solo e água, além de causar doenças aos trabalhadores que coletam e separam os resíduos. Não bastasse, este tipo de resíduo demora muito para ser decomposto no solo, pois também tem em sua composição plástico, metais e vidro. 

Por sua vez o ÓLEO DE COZINHA não pode ser descartado em lixo comum, derramado ao solo ou no ralo da pia. Isto porque, na água, provoca contaminação, ocasionando a morte de animais. No solo, o óleo de cozinha gera a impermeabilização. Isto tem reflexo inclusive nas enchentes ocorridas, que tanto provocam sofrimento à comunidade. Além disso, quando se decompõe o óleo de cozinha causa a formação de gás metano, que é formador do efeito estufa. 

Por todas essas razões e para realizar o correto descarte a Prefeitura Municipal de Rolante recebe resíduo eletrônico, pilhas, baterias e óleo de cozinha dos cidadãos rolantenses. E você pode participar da Blitz Ambiental que ocorrerá dia 06 de junho de 2016, na Praça da Matriz. Serão recebidos todos estes resíduos, sendo necessário o óleo estar armazenado em recipiente fechado.

Em caso de dúvidas, telefone: 3547-1188, ramal 219. 

 

 Preservar nossa casa, o meio ambiente, é um dever de todos. 

 

Ramona Reichert – Câmara Técnica do Meio Ambiente – ACISA – DEL