Abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal

Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo de ingresso de estudantes nos cursos superiores e técnicos ofertados em 11 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No total, são 863 vagas para cursos técnicos e 398 para superiores.

As vagas dos cursos técnicos são para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Para os superiores, oferecem vagas os campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.

Neste processo, o Campus Rolante oferta vagas para os cursos técnicos em Agropecuária (35 vagas) e em Qualidade (35 vagas), ambos na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

As inscrições ocorrem até 2 de junho, no Portal de Ingresso. A taxa é der R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 3 de junho.

As provas ocorrerão no dia 26 de junho, às 8h30. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deverá formalizar seu pedido no período de 9 de maio a 2 de junho.

O Edital e o Manual do Candidato 2016/2 estão disponível aos interessados no Portal de Ingresso e está disponível um exemplar impresso para consulta nos campus participantes do processo.

Saiba mais sobre os cursos ofertados no Campus Rolante:

Técnico em Agropecuária

Visa formar profissionais capazes de planejar, administrar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários como a produção animal, vegetal ou agroindustrial, tendo o foco no desenvolvimento rural local e regional e base na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Técnico em Qualidade

Busca formar profissionais que possam atender às necessidades de empresas públicas, privadas ou terceiro setor, visando à melhoria de qualidade, identificação, análise e solução de problemas bem como a otimização de processos. Espera-se que o egresso consiga promover a melhoria da qualidade e produtividade nas organizações.

Enem

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova".

Campus Rolante

Está em atividades desde novembro de 2013, oferecendo cursos do Pronatec, com aulas no próprio município de Rolante e em mais oito municípios localizados no Vale do Paranhana, Litoral Norte e Campos de Cima da Serra.

No dia 22 de fevereiro de 2016, o Campus Rolante iniciou as aulas do curso técnico subsequente em Administração, que ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldemburgo, localizada na Rua Conceição, 2.215, bairro Grassmann.

A sede definitiva está em obras na Estrada Taquara-Rolante, RS 239, à 4 km da cidade, e terá de 7 a 8 mil metros quadrados de área construída.

O escritório para atendimento está provisoriamente no térreo do Sindicato dos Sapateiros, na rua Alfredo Wust, 645, bairro Centro.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de  cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.