Raios de Luz apresenta Coral da Escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Raios de Luz esteve na Prefeitura de Rolante, no dia 12 de maio, para apresentar, oficialmente, ao Prefeito Ademir Gonçalves (Dirão), o Coral Raios de Luz.

O Coral é formado por 35 alunos do Jardim A e B, sob a coordenação da professora Josiane Rangel e regência de Cristina Nicolich.

O objetivo do Coral é desenvolver na criança a confiança em si mesma ao cantar, adquirindo a técnica necessária para o manejo adequado da voz e valorizando a própria produção vocal e a dos outros”. A finalidade educativo-social está centrada nas atividades corais que cultivam o prazer pelo canto através de experiências recreativas, nas quais as crianças se sintam participantes ativas, além de integrar famílias e escolas, enriquecendo, cada vez mais, os encontros.

“No coral, as crianças aprendem brincando, não somente a cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos outros, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação e demonstração de sentimentos, dentro da perspectiva da Educação Infantil”, comenta a diretora da Raios de Luz, Janice Oliveira.

A música é uma linguagem, feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos, a qual amplia e facilita a aprendizagem do educando, pois ensina o aluno a se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o autocontrole, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição, direção, lateralidade, coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, a percepção de silêncio, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida.

“Acreditamos na música enquanto agente de persuasão de ideias, de socialização, e que embora aponte ritmo, letra, timbres, apresenta e defende uma história, e nesta história podemos nos associar, nos reconhecer, ser influenciadora ou ainda questionadora, aspectos estes relevantes para uma fase de desenvolvimento tão importante na Educação Infantil”, salienta Janice.

O prefeito ficou muito feliz com a iniciativa da escola em montar o coral e ver o quanto os alunos estão gostando da atividade, salientando a importância da busca de novos projetos nas escolas que envolvam as crianças e suas famílias.

Na oportunidade, a diretora e as professoras entregaram uma cópia do projeto do Coral Raios de Luz ao prefeito Ademir Gonçalves.