Mestranda da UFRGS faz estudo sobre áreas de risco em Rolante

A mestranda da UFRGS, que participa do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Patricia Pohlmann, esteve na Prefeitura de Rolante, na manhã da última quarta-feira, 6, para apresentar o estudo que está desenvolvendo sobre áreas de risco no município durante uma reunião com representantes das equipes técnicas e grupos de trabalho que compõem o processo de construção do Plano Diretor.

Através do estudo de caso, Patricia Pohlmann está analisando o setor de risco 6, que compreende o bairro Grassman e Centro.

A pesquisa de Patrícia tem como objetivo criar uma metodologia integrada de ordenamento territorial, destinada a criar mecanismos de proteção aos riscos de inundações em áreas urbanas, através da incorporação das restrições legais e do saber local ao Plano Diretor.

A pesquisa está sendo elaborada a partir de uma discussão que parte da teoria da sociedade de risco e aponta que a desconsideração das questões ambientais no processo de urbanização tem agravado as situações de risco e, por consequência, afetado a qualidade de vida da população que vive nas áreas urbanas.

Os dados apresentados e a dimensão da pesquisa devem apoiar a realização dos documentos e estudos do Plano Diretor que está sendo construído com uma equipe multidisciplinar, com apoio de técnicos da Administração Municipal, núcleo de arquitetura e engenharia da Acisa, Câmara Técnica do Plano Diretor - DEL Rolante, e Conselho do DEL.