Prefeito de Rolante entrega segundo certificado de adesão ao SUSAF no município em menos de um mês

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), juntamente com o secretário da Agricultura, Jair Fleck, e os médicos veterinários da Secretaria, Rafael Duarte e Gabriela Javornik, realizou a entrega do segundo certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) em Rolante, ao Frigorífico Recrisul (antigo Petry), em menos de um mês após a entrega do primeiro certificado, obtido pela empresa Riba Distribuidora de Alimentos, no dia 26 de fevereiro. 

A Secretaria de Agricultura de Rolante realizou um trabalho ao longo de três anos em busca do credenciamento ao SUSAF junto à Secretaria de Agricultura do Estado, que era uma das metas do Plano de Governo da atual administração. 

“O SUSAF abre a possibilidade às empresas do ramo de embutidos frigoríficos, de comercializarem seus produtos em todo o Estado, desde que devidamente enquadradas na legislação exigida”, explica o secretário Jair Fleck.

“O poder público não pode atrapalhar os empresários e sim auxiliá-los a crescer cada vez mais e dar mais oportunidade de emprego aos nossos trabalhadores e é isto que estamos conseguindo fazer com a implantação do SUSAF no nosso município”, comenta o prefeito Ademir Gonçalves.

O Frigorífico Recrisul começou suas atividades de abate em maio de 2015, com apenas dois funcionários. Em menos de um ano de funcionamento já se credenciou ao Programa Estadual de Desenvolvimento, Coordenação e Qualidade do Sistema Agroindustrial da Carne de Gado Vacum, Ovino e Bubalino - Agregar-RS Carnes, instituído em 2002, com o objetivo de estimular o abate em frigoríficos credenciados e sob inspeção oficial, está com 14 funcionários e recebeu hoje o certificado do SUSAF, que oportuniza que a carne seja comercializada não apenas em Rolante, mas em todo o Rio Grande do Sul. 

“Com o SUSAF tudo melhora, conseguimos fazer a venda fora do município, aumenta a clientela e geramos mais emprego e renda na nossa cidade”, secretária da empresa, Pâmela Petry.