Serviço de Inspeção Municipal alerta sobre a importância de consumir produtos inspecionados

Os alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) devem receber cuidados indispensáveis antes de serem ingeridos, pois, caso o alimento não esteja em perfeitas condições para o consumo, pode acarretar em sérios danos à saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população dos países industrializados sofrem com doenças de origem alimentar. 

O Serviço de Inspeção Municipal de Rolante realiza a inspeção em Matadouros Frigoríficos, Fábricas de Conserva de Produtos Cárneos (embutidos) e Entrepostos de Carne e Pescados do município, com o objetivo de garantir o fornecimento de alimentos seguros à população. 

Segundo o Médico Veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Rafael Duarte, o número de casos de tuberculose encontrados em animais abatidos nos matadouros frigoríficos do município é preocupante. Em 2015 foram encontradas lesões características desta doença em 10 animais.

A tuberculose é uma zoonose (doença transmissível do animal ao homem), causada por uma bactéria chamada Mycobacterium bovis, que pode ser adquirida pelo homem através do contato direto com o animal infectado, pela inalação de aerossóis (pelo ar), pela ingestão de alimentos sem inspeção como carnes e derivados, leite não pasteurizado ou cru e derivados (queijos, nata, iogurte, etc). 

A transmissão dessa doença entre os bovinos se dá de forma direta ou indireta, sendo a principal forma de transmissão a aerógena (pelo ar). Outra fonte de infecção que desempenha significativo papel é a ingestão de leite infectado pelos terneiros.

A doença pode causar severos danos à saúde das pessoas e dos animais, como granulomas (nódulos) nos pulmões ou em diversos órgãos do corpo. 

Os sintomas de tuberculose nos animais são: emagrecimento, tosse, baixa produção de leite e carne, pelos arrepiados e debilidade. Às vezes esses sinais não são claros e nem sempre aparecem juntos, sendo muitas vezes não percebidos pelo criador. Os sintomas nos seres humanos variam, dependendo do órgão atingido e do sistema imunológico da pessoa acometida.  É uma doença de tratamento longo, podendo levar ao óbito, principalmente em pessoas imunocompromentidas, idosos e crianças. 

Fica o alerta para a comunidade que ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos. Os proprietários que suspeitarem que seus animais estejam apresentando sintomas característicos de tuberculose, os que tiveram animais condenados pela fiscalização nos matadouros frigoríficos por apresentarem lesões características dessa doença ou os que realizarem testes de diagnóstico e os animais apresentarem resultado positivo devem procurar um posto de saúde, pois a tuberculose é uma doença grave.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Duarte e Gabriela Javornik Barroso

SERVIÇO DE INSPEÇÂO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.