A Administração Municipal vem investindo em saneamento básico desde o início da gestão e, em novembro de 2015, deu início à construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), após a ponte que liga o centro à localidade de Rolantinho.
O investimento, de mais de R$ 20 milhões, abrange, também, a construção de mais 30 quilômetros de rede coletora de esgoto sanitário na zona urbana do município.
Nesta etapa, cerca de 24 funcionários estão trabalhando na obra, na construção da caixa de areia e do digestor.
Já foram feitos 5.155 metros de rede de esgoto sanitário, contemplando as seguintes ruas e avenidas: João Dentice, Santos Dumont, Borges de Medeiros, 1º de Maio, 7 de Setembro, Alfredo Wüst, Emílio Marmitt, Guerino Pandolfo, 28 de Fevereiro, Henrique Grassmann Sobrinho, Agnes Bernardine Bohlke, Bernardo Henrique Bohlke Filho, Pedro Schneider, Conceição e Emílio Schmidtt.
A ETE deve ser concluída em 2017 e a previsão de finalização da obra como um todo é para 2019.
“Investir em saneamento básico é investir em qualidade de vida e do ambiente em que vivemos. Uma água tratada evita inúmeras doenças, assim como um destino correto para o esgoto preserva nossos rios, o meio ambiente. No decorrer da obra, causamos transtornos à comunidade e pedimos desculpas por isto, mas este trabalho é a forma de demonstrar o quanto queremos, de verdade, o bem estar dos rolantenses”, salienta o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão).