Rolante é autorizado a aderir ao Susaf/RS

As fábricas que produzem alimentos de origem animal (queijo, salame linguiça, salsichão, ovos, mel, peixes e carnes) devem estar regularizadas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e só podem comercializar os produtos em âmbito municipal. Diante disto, os empresários do ramo desejavam expandir suas vendas em outros municípios, o que pela legislação é proibido. Mas para atender o anseio dos empresários, a Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura, buscou o Sistema Unificado de Inspeção (SUSAF-RS) para Rolante.

A adesão ao SUSAF possibilita aos empresários que tiverem estabelecimentos devidamente enquadrados nos requisitos exigidos em lei pelo Sistema, venderem seus produtos em todo o Estado.

“Para chegarmos até este momento importante de adesão ao SUSAF, foi necessário muito trabalho, reuniões em busca da realização da parte burocrática exigida pela Secretaria da Agricultura do Estado, assim como pleno funcionamento operacional dos estabelecimentos fiscalizados pelo SIM.  Recebemos a auditoria feita pelos médicos veterinários Júlio César Souza e Rodrigo Fantinel, fiscais do Departamento de Defesa Agropecuária da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, comenta o secretário Municipal da Agricultura, Jair Fleck.

Na conclusão do relatório de auditoria SUSAF-RS n⁰ 069, autoriza a adesão/manutenção ao SUSAF-RS para o município de Rolante.

Os serviços de inspeção realizados pelos médicos veterinários Rafael Duarte e Gabriela Javornik foram avaliados com desempenho positivo junto ao SIM.

“É um grande avanço conquistado para desenvolver ainda mais este segmento             que está em ascensão em nosso município. Os proprietários de estabelecimentos que desejam vender em todo o Estado, produzir qualidade com segurança, podem dirigir-se até a Secretaria da Agricultura e falar com os nossos veterinários para se enquadrarem no SUSAF. É uma grande conquista para Rolante”, salienta Fleck.