Secretaria de Educação de Rolante realiza projeto Aluno Nota 10

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante tem como compromisso oferecer uma aprendizagem de qualidade e, sendo assim, deu início ao projeto “Aluno Nota 10”, no mês de novembro, que tem como objetivo o incentivo, a valorização e o reconhecimento dos alunos que se empenharam nos estudos ao longo do ano de 2015.

Para ser um “Aluno Nota 10”, o estudante é avaliado em vários aspectos, como frequência, avaliação, participação, organização, comportamento, disciplina, cooperação e coletividade.

A avaliação será realizada em três etapas. A primeira etapa é individual e coletiva, todos os alunos já foram avaliados através de uma prova escrita com os conteúdos gerais (peso 50), realizada nos dias 19, 20 e 23 de novembro, e a coletividade será avaliada através da soma e divisão da nota de todos os alunos da turma (peso 20).

Na segunda etapa os três alunos que tiverem as melhores notas por turma serão avaliados por seus professores nos seguintes itens: participação, disciplina e organização, sendo que a nota será dada em consenso entre todos os professores da turma. A nota da avaliação realizada será somatória, tendo os seguintes pesos: prova = 50, coletividade = 20, participação = 10, disciplina = 10 e organização = 10. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: o melhor desempenho em notas ou conceitos em língua portuguesa e em matemática.

Na terceira e última etapa, para escolha de um aluno entre as séries iniciais e um aluno entre as séries finais, os critérios de avaliação serão os resultados obtidos nas avaliações das duas primeiras etapas e, em caso de empate, vencerá quem tiver o primeiro melhor resultado na média da coletividade e melhor resultado obtido na prova de português.

Premiação: o Aluno Nota 10 do 1º ao 9º ano de cada escola receberá uma camiseta, um kit escolar e um bóton. Além disto, um aluno entre todos os ganhadores do 1º ao 5º ano e um aluno do 6º ao 9º ganhará um tablet como prêmio e a melhor turma das séries iniciais e a melhor turma das séries finais ganhará uma viagem de estudos.

A escola que obtiver o melhor resultado na soma de todas as médias da primeira etapa, dividida pelo número de turmas será a Escola Destaque e receberá um prêmio surpresa para ajudar na melhoria de seu dia a dia escolar.

Os vencedores do Aluno Nota 10 serão conhecidos no dia 14 de dezembro, às 19h, no Salão de Atos da Escola Sagrada Família.

O projeto, que surgiu de uma ideia do prefeito Ademir Gonçalves (Dirão) para valorizar o bom desempenho de alunos e professores, é desenvolvido pela secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria, composta por Sônia Rocha, Patrícia Bühler, Marlene Petry e Jéssica da Silva, envolvendo 1.664 alunos, sendo 960 dos anos iniciais e 704 dos anos finais.

A elaboração das provas foi feita pela equipe de coordenação pedagógica da Secretaria, em conjunto com um grupo de professores de cada área da rede municipal de ensino.

“A sociedade atual está cada vez mais individualista. Acreditamos que através da educação é possível mudar esta realidade, permitindo que os alunos das escolas municipais experimentem situações de aprendizagem, inicialmente, como uma conquista coletiva e como consequência individual, fortalecendo, assim, laços de solidariedade humana e tendo cada vez mais vontade de estudar e aprender”, salienta a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.