A Secretaria Municipal de Saúde deu início à II Semana da Saúde na noite da última quarta-feira, 21, no Espaço Cultural, com o objetivo de orientar a população, a fim de que o conceito de saúde seja abordado em todos os territórios através de encontros promovidos pelas equipes de saúde.
O evento busca, ainda, motivar uma mudança cultural para que as pessoas procurem adquirir hábitos mais saudáveis e, deste modo, que passem a cuidar de sua saúde com mais frequência, prevenindo que as doenças se manifestem.
Durante 15 dias de Outubro e 15 dias de Novembro, a Secretaria vem provocando a comunidade a pensar sobre como tem cuidado de sua saúde? O que cada um tem feito para contribuir para um estado de saúde plena e realizando, em diferentes espaços, rodas de conversa e orientações, estimulando a comunidade a cuidar-se a buscar cada vez mais qualidade de vida, inclusive enfatizando a campanha do Outubro Rosa que lembra a importância do auto exame de mama, para prevenir o câncer, e também será enfatizado o Novembro Azul, estimulando os homens a cuidarem de sua saúde.
Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Régis Zimmer, falou sobre a importância da saúde preventiva, realizada nas Unidades Básicas de Saúde através das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com cobertura em todo o município.
Nesta noite, depois da apresentação do Coral Municipal e das falas das autoridades, a médica Camila Tubelo falou sobre “Saúde da Mulher” e na noite desta quinta-feira, 22, o médico Fernando Fleck falará sobre “Saúde do Homem”, às 19h30, no Espaço Cultural.
No próximo sábado, 24, das 8 às 12h, serão realizadas diversas ações preventivas na Praça da Matriz, como aferição de pressão arterial/HGT; avaliação e prevenção do câncer bucal; orientações anti-tabagismo; orientações sobre saúde mental e abuso de drogas; avaliação do IMC e orientações sobre prática de esportes; dicas de segurança e primeiros socorros com os Bombeiros Voluntários; orientações com nutricionista; orientações sobre o funcionamento da Fundação Hospitalar de Rolante; orientações sobre vigilância sanitária; orientações com farmacêutica; distribuição de plantas feita pela Secretaria do Meio Ambiente; contação de histórias (Caps, Educação Infantil); orientações sobre grupos realizados pela ESF; Unidade Móvel da Secretaria de Saúde; realização de pré-câncer; realização e orientações sobre auto exame de mamas e avaliação postural com fisioterapeutas.
Participaram do evento, também, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Santos, a coordenadora da ESF, Taíse Trevisan, coordenadora da Saúde Mental, Márcia Besson, bem como professores, estudantes e pessoas da comunidade.
Segunda a Quinta-feira das 08 às 12h,
Sexta-feira das 08h às 13h.
Fone: (51)3547-1188
Av. Getúlio Vargas, 110, Centro
Rolante/RS - CEP: 95690-000