Construção do campus Rolante da Escola Técnica Federal do Vale do Paranhana está em plena atividade

A segunda e última etapa da obra de construção do campus da Escola Técnica Federal do Vale do Paranhana em Rolante está em plena atividade. Iniciada em 1º de junho de 2015, esta fase da obra comportará uma biblioteca, cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de professores, setor administrativo, cantina e miniauditório.

Com previsão de conclusão para março de 2016, este bloco terá uma área construída inicial de aproximadamente 2.700 m².  A primeira etapa, a estrutura pré-moldada, foi concluída em setembro de 2014.

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), esteve visitando a obra, na última sexta-feira, 16, acompanhado pelo vereador Jair Silva, pelos diretores do campus Jesus Borges e Adriana Corrent, pelo coordenador de compras do campus, Marcelo Mota, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado e Vestuário, Renato Rosa.

A obra foi dividida em duas etapas. Na primeira (estrutural), foram investidos R$ 2.450.495,91. O valor licitado para a segunda etapa foi de R$ 2.485.612,00. Todos os recursos são oriundos do Governo Federal. A sede do campus está sendo construída em uma área de 57 hectares, localizada na RS 239, distante 4 km do centro de Rolante, doada pela Prefeitura.

As construções futuras compreenderão laboratórios de ensino focados nos eixos de formação aprovados nas audiências públicas, além de salas de aula, pórtico, abrigo para máquinas, estacionamento, calçamento do acesso da rodovia até os prédios, subestação de energia elétrica, reservatório de água, cercamento, instalações zootécnicas e agrícolas, dentre outros. Estima-se que a infraestrutura do Campus Rolante possibilitará a oferta de cursos para 1.200 estudantes, contando com um quadro de servidores com 60 professores e 45 técnicos administrativos.

Atualmente o campus está em funcionamento em sede provisória, no térreo do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado, localizado na Rua Alfredo Wüst, 645, no Centro de Rolante. Neste espaço atuam, além do diretor geral e do diretor administrativo, oito servidores já lotados no Campus Rolante, sendo eles três professores das áreas de agropecuária e um da área de sociologia, uma pedagoga, uma contadora, um técnico em agropecuária, um assistente em administração e um operador de máquinas, responsáveis pela implantação do campus.

O primeiro processo seletivo para o preenchimento de 35 vagas para o curso Técnico em Administração, modalidade subsequente encontra-se com inscrições abertas. Confira no site http://www.ifrs.edu.br ou no escritório de implantação no térreo do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado, localizado na Rua Alfredo Wüst, 645, bairro Centro. As aulas do curso Técnico em Administração iniciarão em fevereiro de 2016, na Escola Oldenburgo.