CTG Passo dos Tropeiros comemora primeira classificação para o Enart

A Invernada Adulta do CTG Passo dos Tropeiros classificou-se para a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) participando pela primeira vez em 30 anos de história do evento, na classificatória do último sábado, 9, em Frederico Westphalen. Concorrendo com 25 grupos onde passavam 13 para domingo, passou em 1º lugar com a maior nota de todo final de semana. No domingo terminou em 11º, mas a nota de sábado já classificou o grupo direto, que entrou com a 4ª melhor média entre os 35 classificados para a final em novembro, em Santa Cruz do Sul.

“Este foi um feito heróico, pois um grupo com menos de um ano junto e participando pela primeira vez é para ficar marcado”, fala com orgulho o instrutor de danças Diogo Colombo.

Segundo Colombo, há muitos anos o CTG Passo dos Tropeiros sonhava em participar de uma etapa inter-regional do Enart e quando ele e sua esposa Priscila assumiram a patronagem do CTG, em 2009, deram início a um longo trabalho com a Invernada Juvenil rumo à realização deste sonho, classificando-se para o Juvenart pela primeira vez em 2014.

Desde então, o grupo, como um todo, começou a perceber que participar do Enart não era um sonho impossível e a Invernada Adulta começou uma rotina de ensaios, eventos, busca de patrocinadores, uma verdadeira mobilização de forças para chegar a esse momento.

Para chegar a este resultado, a rotina de ensaios é puxada, normalmente o grupo ensaia às terças-feiras das 23h30 à 1h30, nas sextas-feiras das 23h30 às 2h e aos domingos das 16h às 20h. Porém, quando vai chegando mais próximo da classificatória ou final, passam a ensaiar aos domingos o dia inteiro, feriados, sábados à noite e nas últimas semanas praticamente todos os dias de 3 à 4 horas.

A apresentação da Invernada Adulta do Passo dos Tropeiros conta como começou a Festa da Cuca, o Festival do Chopp, a festa como acontece nos dias de hoje, com a representação dos fornos, das cuqueiras, do fritz e da frida, a imigração alemã em Rolante, e é por esse amor pelo que é da terra,  assim como a Juvenil retrata o Teixeirinha, a Adulta retrata a Kuchenfest é isso que faz tudo ficar tão bonito. O cenário foi feito pelos integrantes do grupo e pelas pessoas que os ajudam, todos se envolvem no trabalho e têm orgulho do resultado.

Aporte financeiro:

Tudo é muito caro, pilcha, cenário, músicas, coreografias, transporte, hotel, é uma série de coisas que envolvem o todo. Mas o grupo lutou para conseguir e teve o apoio de várias empresas, Redemak JB schmidt, Redelar Móveis Katiele, Supermercado Bolhke, CDL, Auto peças Adriano, Marcenaria Real, Estofaria Sbardelotto, Tornearia Garcia, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Rolante, a empresa Frohlich Fritz & Frida que emprestou os bonecos, outras empresas que forneceram materiais para cenário com preço de custo, familiares e a população de Rolante que comprou os cartões de eventos que a Invernada Adulta realizou ( meio frango, rifa, lanche, baile de pré-estréia, pizza) e cada integrante que também pagou toda sua despesa de viagem e hospedagem.

“O trabalho é grande, mas a satisfação de dever cumprido é muito maior. Temos agora mais uma jornada intensa de ensaios e preparação até 20 a 22 de novembro, mas Rolante estará lá na final do maior Festival Folclórico da América Latina, o 30º Enart, em Santa Cruz do Sul, participando na modalidade Danças Tradicionais Força B”, salienta Colombo.