Nota Fiscal Eletrônica e Livro Fiscal Eletrônico são temas de treinamento oferecido pela Prefeitura de Rolante

A Prefeitura de Rolante está oferecendo um treinamento com a Delta Soluções em Informática para implantação da Nota Fiscal Eletrônica e Livro Fiscal Eletrônico, nesta terça-feira, 13, no Espaço Cultural.

O treinamento é destinado a escritórios contábeis, agências bancárias, empresas prestadoras de serviços, demais contribuintes de ISS e interessados.

Na parte da manhã, às 9h30, o treinamento foi realizado com escritórios contábeis e contribuintes prestadores de serviços e à tarde, às 13h30, para escritórios contábeis e agências bancárias.

O projeto da Nota Fiscal Eletrônica prevê a substituição das notas fiscais de serviço tradicionais, emitidas por meio físico, blocos de notas, pela Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, seguindo um padrão nacional.

Todos os prestadores de serviços e os profissionais Autônomos e Liberais, serão obrigados a emitir suas Notas Fiscais de serviço por meio do site do município. Um link redirecionará para um aplicativo on-line, cujo acesso se dará através de usuário e senha. Neste aplicativo haverá uma série de ferramentas modernas voltadas ao gerenciamento do ISS devido pelo contribuinte e que o auxiliará no gerenciamento deste imposto nas suas obrigações com o Fisco Municipal, e também ajudará a Fiscalização a monitorar os contribuintes, inclusive em tempo real.

O mês de outubro será destinado aos treinamentos e implantação dos sistemas. A adesão é compulsória. Tanto para os contribuintes e seus clientes, como para o Fisco Municipal. A partir do treinamento aos Contadores, as empresas prestadoras de serviços pelas quais são responsáveis, receberão senha de acesso ao sistema.

As operações serão mais transparentes e seguras. O cliente poderá optar em receber sua Nota Fiscal via e-mail. O empresário dispensará os talonários fiscais; sua comunicação com o Fisco se dará on-line; uma série de ferramentas o ajudarão a controlar suas obrigações tributárias. Para o Fisco, a ferramenta moderna auxiliará no combate à sonegação fiscal.

O prestador de serviços, tal como cadastrado no Alvará de Licença, é o contribuinte responsável pela emissão das Notas Fiscais Eletrônicas e prestação de contas junto ao Fisco Municipal.