Rolante reúne mais de 140 produtores no 1º Seminário de Empreendedorismo e Sucessão Rural

O Sindicato dos Produtores Rurais de Rolante e Riozinho, Emater e a Secretaria Municipal da Agricultura realizaram o 1º Seminário de Empreendedorismo e Sucessão Rural no dia 23 de setembro, no Espaço Cultural, reunindo mais de 140 produtores rurais.

Rolante foi um dos primeiros a discutir o tema no Vale do Paranhana, tema este que é de muita importância para os produtores rurais.

Durante o evento, o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), salientou a importância de se debater este assunto, principalmente em Rolante, onde a agricultura é tão forte.

Os depoimentos dos jovens Andrei Finger, Olester e Andréia Reichert, emocionaram os presentes.  Eles compartilharam suas histórias de vida e de sucesso. Foi um dos pontos altos do evento. Em suas mensagens mostraram que com muito esforço e um bom planejamento é possível ter uma vida mais estruturada no meio rural.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, deu um panorama geral da sucessão no Estado e no Brasil, com dados atualizados, dando ênfase às atividades empreendedoras, e à importância da pluriatividade no meio rural.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) Carlos Joel da Silva, ressaltou a importância da continuidade da agricultura familiar e a importância da juventude para que isso se concretize. Ressaltou, também, a educação no campo através do ensino de alternância e a manutenção das escolas rurais. Durante o dia foi muito discutido qual o papel das entidades neste processo de sucessão.  Jovens e entidades devem estar em sintonia, ser criativos e, principalmente, acreditar em si mesmos.  Saber trabalhar em grupo, não desistir nunca e saber que são capazes.

O teólogo Sérgio Fritzen falou sobre “Sucessão Rural e permanência do jovem na propriedade”, salientando que é uma atividade que normalmente depende de um trabalho árduo, dificuldades e problemas. Mas que pode ser menos penoso, se bem planejado.

"Manter os jovens nas propriedades vai manter as comunidades vivas. O rural é maior que a agricultura, a pecuária ou a silvicultura. No rural cabem milhares de ocupações e atividades não agrícolas que podem manter dinâmico e ativo o tecido sócio organizativo rural" salienta Fritzen.

O engenheiro agrônomo da Emater, Marcio Dalbem, fez um painel sobre a Sucessão na agricultura familiar e a agroindústria, que é uma atividade dinâmica, desafiadora e que vem se mostrando como uma alternativa para a permanência dos jovens na propriedade e para o desenvolvimento rural, pois envolve toda a família. Permite, também, desenvolver a potencialidade de cada um dos membros da família, segundo suas aptidões e capacidades. Promove a geração de renda, um dos fatores principais.

“É imprescindível o papel de uma educação que visualize a descoberta de um rural saudável, sustentável, impregnado de cultura e pleno de vida”, salienta Dalbem.

Para a chefe do Escritório da Emater em Rolante, Janelise Wastowski, o jovem decide ficar na propriedade quando tem voz ativa, tem suas opiniões respeitadas e valorizadas, quando tem a possibilidade de desenvolver atividades que geram renda, inclusão digital e boas condições de vida e cidadania e, ainda, quando tem  acesso aos meios de comunicação e uma infraestrutura social básica melhorada.

“As entidades têm o papel de incentivar e dar suporte para que as propriedades continuem vivas e ativas. A sucessão rural não é apenas problema do jovem e suas famílias, mas de todos os atores que acreditam no potencial da agricultura familiar como geradora de vida. Alimentação é igual a vida”, conclui Janelise.

Encerrando o evento, foi feito um trabalho em grupo, onde os participantes emitiram suas opiniões referentes ao que leva o jovem permanecer ou a sair do meio rural e que apoios consideram importantes.

Participaram do evento, também, o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolante e Riozinho, Leandro Rossi, gerente regional da Emater, Ademir Santin, gerente adjunto da Emater, Air Santos, supervisor regional da Emater, Nelson Baldasso, entre outros representantes de entidades.