Secretaria da Agricultura de Rolante e Instituto Federal promovem curso de Boas Práticas de Fabricação

A Secretaria Municipal de Agricultura de Rolante, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Rolante (IFRS), promoveu o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), de 17 a 19 de setembro, num total de 20h/aula, com o objetivo de capacitar os produtores rurais, proprietários e colaboradores de frigoríficos, fábricas de embutidos, Casa do Mel e entreposto de pescado do município.

A programação, voltada para atender o setor de agroindústrias de processamento de carne, principalmente de carne suína, que é uma tradição em Rolante, abordou conteúdos como: Noções de higiene e microbiologia; perigos químicos e físicos; os cinco sensos como pré-requisito para as BPFs, os três mandamentos da higiene – organização, limpeza e disciplina; os dois ajudantes – os sensos de utilização e de manutenção, além de conceitos de higiene pessoal; higiene ambiental; higiene no processo e limpeza de instalações, de equipamentos e de utensílios. 

O curso foi coordenado pela professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Rolante, Doutora Adriana Corrent e pelos médicos veterinários do SIM, Gabriela Javornik e Rafael Duarte.

As palestras e oficinas foram ministradas pela médica veterinária especialista em Boas Práticas de Fabricação e mestranda em Tecnologia Agroindustrial pela UFPel, Ana Rita Carboni Ritter.

No dia 17 foi realizada uma visita técnica a um dos estabelecimentos registrados no S.I.M para que os participantes pudessem observar as questões de estrutura física, equipamentos e utensílios utilizados durante o processamento de carnes. Momento em que foram enfatizadas questões relacionadas à temperatura e problemas que podem ocorrer durante o processamento.

A palestra de abertura foi ministrada pela Professora Dra. Fernanda Arboite de Oliveira, do IFRS Campus Osório. A professora Fernanda salientou os problemas que podem ser ocasionados pela ingestão de alimentos contaminados em função do não cumprimento das BPFs nas diferentes fases do processo de fabricação. Na sequência a Médica Veterinária Ana Rita Carboni Ritter conduziu os trabalhos com diferentes oficinas nesse mesmo tema, sempre focando nas etapas do processamento e na busca pela qualidade do produto. 

Ana Rita agradeceu o convite para ministrar o curso no município, bem como a presença do prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), secretário da Agricultura e também médico veterinário, Jair Fleck, e sua equipe e a todos os produtores que disponibilizaram seu tempo para participar do curso.