Secretaria de Educação de Rolante premia vencedores da etapa municipal do 4º Prêmio Professor Inovador

A premiação da etapa municipal do 4º Prêmio Professor Inovador foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, na noite de 10 de setembro, no Espaço Cultural.

Durante o evento, a secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, agradeceu a participação de professores e diretores que se empenharam para desenvolver ótimos projetos, com um total de 21 trabalhos inscritos. 

O evento contou com a presença, também, do secretário municipal de Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, e dos avaliadores dos projetos. 

 

Conheça os vencedores por categoria:

 

Categoria Educação Infantil

Professora Vanderléia Reichert

Projeto: “De grão em grão nós enchemos o papo”

Este projeto de “De grão em grão nós enchemos o papo” surgiu quando foi percebido que os alunos tinham algumas dificuldades em ajudar uns aos outros.

Como na educação infantil é preciso trabalhar o lúdico, o cuidar e o educar, utilizamos a hora do conto para trabalhar a solidariedade, mas só a história não era suficiente para que eles pudessem aprender a grande importância da cooperação, do coletivo e dos valores locais.

O projeto de “De grão em grão nós enchemos o papo”, tem como finalidade integrar os alunos no meio rural, pois nossa escola está situada em uma localidade onde os pais têm suas origens na agricultura, mas com o passar do tempo a família migrou para a indústria de calçado.

Muitos dos nossos alunos não conhecem e não sabem como os alimentos surgem, já que no momento a renda gira através do setor calçadista. 

No contexto em que nossos alunos estão situados vale a pena pensar que é de grande importância que o professor use o faz de conta junto aos alunos para que possam valorizar a importância da cooperação e da agricultura, assim tendo em vista a socialização entre todos.  

 

Categoria Ensino Fundamental – Séries Iniciais 

Professora Claudia Cristina Garcia da Silva

Projeto: “As Placas do Nosso Bairro”

Este Projeto tem por objetivo tecer algumas reflexões obtidas sobre o tema – “Sinalizando para a vida: As placas do nosso Bairro”, através do planejamento, registro e reflexões do desenvolvimento do projeto com os alunos do 4º ano, que surgiu a partir de uma expedição investigativa e da escolha do tema por parte do coletivo dos alunos. 

Retrata a prática-pedagógica e as ações que foram sendo realizados durante o projeto e também os resultados obtidos, através da metodologia de projetos, em que o aluno é sujeito de sua aprendizagem a partir da participação no processo de construção do conhecimento e do exercício da cidadania, tendo como foco principal a aprendizagem significativa, atribuída pelos interesses, necessidades e curiosidades dos alunos.  

 

Categoria Ensino Fundamental – Series Finais 

Professora Adriana Weege

Projeto: “Os Sabores de Rolante”

O estudo dos Sabores de Rolante através da culinária, suas origens, consumo e produção. Em nossa pesquisa contamos com a participação dos estudantes na construção do projeto com seus conhecimentos dialogando entre seus saberes, os saberes da sociedade circundante e os conteúdos escolares. No contexto brasileiro há grande diversidade de opções de se viver a cultura, etnias, histórias familiares e o sagrado, de igual forma dentro do contexto de Rolante. São diversos os símbolos ligados à alimentação e formas de consumo e neste projeto, de forma diversificada se estuda como se dá o processo de produção e reprodução culinária e vitivinicultura no município, focando no processo pelo qual as culturas alimentares moldam os valores e a cultura rolantense.  

 

Prêmio Professor Inovador

O Prêmio Professor Inovador é promovido pela Agenda Paranhana 2020, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e rede privada do Vale do Paranhana.

O Prêmio visa reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas, em todas as etapas da educação básica que, comprovadamente, tenham sido ou estão sendo exitosas na busca da excelência da educação, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).