Escola Sagrada Família vence o concurso da Logomarca do Projeto Raízes de Rolante

A logomarca do Projeto Raízes de Rolante foi escolhida na última quarta-feira, 8, no Espaço Cultural, por uma comissão julgadora formada pelos professores Lorena Dall”Áqua, Dirceu Pandolfo e pela jornalista Edna Cardoso.

A comissão escolheu, por unanimidade, o trabalho de número 34 como primeiro colocado, ficando o mesmo definido como a logomarca do projeto. O trabalho é de autoria dos alunos do 6º ano da Escola Sagrada Família, sob a responsabilidade do professor Raí Bonalume. Na ficha de inscrição apresentam o seguinte comentário sobre a elaboração do trabalho “foi feito uma pesquisa teórica, pesquisa de imagens sobre a história de Rolante, cultura, pontos turísticos, crenças. Após foi elaborado o trabalho pela turma toda, em conjunto, uns na pesquisa, outros no desenho e outros na pintura”.

O concurso teve 35 trabalhos inscritos, elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, integrantes de escolas da rede municipal, estadual e particular de Rolante.

A Comissão Julgadora, conforme o regulamento, considerou como critério os seguintes aspectos: criatividade, capacidade de chamar a atenção, pertinência dos elementos representados com o município simbolizado e adequação do símbolo com a identidade local.

Logo depois da escolha da logomarca, a comissão selecionou outros dez trabalhos com o objetivo de valorizar a dedicação dos alunos, sendo eles os trabalhos identificados com os números: dois, treze, quinze, dezesseis, dezenove, vinte, vinte e sete, vinte e oito, vinte e nove e trinta. A comissão julgadora optou por não classificar estes dez trabalhos de modo ordinal e sim valorizá-los de forma igual.

A identificação dos outros dez trabalhos selecionados como destaque do concurso é a seguinte: trabalho número 2 de Ester Schmitt Scheffler, aluna do 9º ano da EMEF Independência, sob responsabilidade da professora Alexandra Gelinger Kellermann; trabalho número 13 de Letícia Gabriela Cardoso Leal, aluna do 4º ano da EMEF Hugo Zimmer, sob responsabilidade do professor Sílvio Jair Pospichil; trabalho número 15 de Lívia dos Reis Edinger da Silva, aluna do 8º ano da EMEF Oldenburgo, sob responsabilidade da professora Jaqueline Tatiana Schenkel; trabalho número 16 de Matheus Cauan de Oliveira, aluno do 4º ano da EMEF Oldenburgo, sob a responsabilidade da professora Helenise Ortnau Cirio; trabalho número 19 de Giovana Razzolini de Araújo Pinheiro, aluna do 9º ano da EMEF Oldenburgo, sob a responsabilidade do professor Cleber da Silveira Ferreira; trabalho número 20 de Jack Emmanuel Alves Ribeiro, aluno do 6º ano da EEEF 19 de Abril, sob responsabilidade da professora Patrícia Finger; trabalho número 27 de Samuel do Amaral Peri, aluno da totalidade 4 do EJA da EEEF Frei Miguelinho, sob responsabilidade da professora Karina Danieli Maria da Silva; trabalho número 28 de Pablo Diel de Souza, aluno da totalidade 4 do EJA da EEEF Frei Miguelinho, sob responsabilidade da professora Karina Danieli Maria da Silva; trabalho número 29 de Ana Laura Sausen Cambruzzi, aluna do 6º ano da EEEF Frei Miguelinho, sob responsabilidade da professora Tássia Ramos; e trabalho número 30 de Jeferson Borba de Mattos, aluno da totalidade 4 do EJA da EEEF Frei Miguelinho, sob responsabilidade da professora Karina Danieli Maria da Silva.

Projeto Raízes:

O Projeto Raízes consiste em um resgate histórico da cultura do município. A idealizadora do projeto é a historiadora Vera Barroso. O projeto é realizado nos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha.

Em Rolonte, o Projeto Raízes será realizado de 16 a 21 de agosto de 2015.