Secretaria de Saúde de Rolante realiza Semana de Controle do Colesterol

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Semana de Controle do Colesterol, através da promoção de atividades coordenadas pela enfermeira Glécia Linden, com a participação da nutricionista Stephania Pandolfo e de educadores físicos de cada localidade.

A programação teve início na última terça-feira, 4, no bairro Imocasa, no dia 5 foi a vez do bairro Rio Branco, na manhã de hoje as atividades foram realizadas no Alto Rolante e à tarde acontecerão às 15h, no Ginásio Santa Terezinha, localidade do Alto Rolantinho. A programação encerra amanhã, dia 7, no centro, no Ginásio Municipal de Esportes, iniciando as atividades a partir das 8h30.

Durante os encontros, a nutricionista Stephania Pandolfo fala sobre os tipos de colesterol, o HDL (bom) e o LDL (ruim), os malefícios que o LDL causa à saúde quando está muito alterado e os cuidados com a alimentação para manter os dois tipos de colesterol sempre em níveis bons.

Alimentos que devem ser evitados:

Colesterol: Gorduras saturadas (carnes gordas, leite, manteiga, creme de leite, queijos gordurosos – amarelos – banha, bacon, sardinha enlatada, camarão, miúdos como moela, coração, fígado, embutidos, torresmo, patê, nata, sorvete, bolos industrializados e biscoito amanteigado).

Triglicerídeos: alimentos e bebidas com açúcar, mel e derivados, cana de açúcar, melado, rapadura, bebidas alcoólicas, farináceos (massas, biscoitos e pães).

Nesta manhã, no Alto Rolante, o professor de Educação Física, Aurélio Flesch, falou sobre a importância de praticar exercícios físicos regularmente pelo menos três vezes por semana, conforme as condições físicas de cada pessoa, com orientação de um profissional da área. Depois todos participaram de uma atividade organizada pelo professor.

“O exercício físico aumenta o metabolismo e vai auxiliar a melhorar o colesterol, aliado, claro, a uma alimentação saudável”, salienta Flesch.