Raízes de Rolante

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes e o Departamento Municipal de Cultura convidam toda a comunidade rolantense a participar do evento Raízes de Rolante, que será realizado de 16 a 21 de agosto de 2015, na Sociedade de Canto Carlos Gomes.

O evento busca motivar a comunidade de Rolante a pesquisar e a escrever sobre a história das suas famílias, entidades, associações e diferentes grupos sociais, nos âmbitos: social, político, econômico, cultural, religioso, educacional, folclórico e outros, com vistas ao maior conhecimento das suas raízes e consequente relação de pertencimento aos seus meios e espaços onde vivem; incentivar a comunidade de Rolante a valorizar as lembranças do passado, através do registro de memória oral; organizar e editar um livro com os resultados do Encontro Raízes de Rolante e comemorar os 60 anos de emancipação política do município.

Várias pessoas já estão contando e escrevendo suas histórias. A ex-juíza de paz, professora e empresária calçadista, agora aposentada, Doralicia Marlene Fleck de Souza, 68 anos, está escrevendo sobre a Sociedade Concórdia; as estudantes do 8º ano da Escola Oldenburgo, Josiane Rheinheimer e Lanara da Silva, ambas de 13 anos, estão escrevendo sobre a Rua Matilde Elisabete Grassmann, bisavó de Josiane; o empresário Ademir Steil (Ademir da Musa) vai falar sobre a Musa Calçados; a bibliotecária Silvia Ramos está escrevendo sobre a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa e a diretora do Departamento de Cultura, Joyce Costa, vai falar sobre as bandeiras do município.

O Projeto Raízes consiste em um resgate histórico da cultura do município. A idealizadora do projeto é a historiadora Vera Barroso. O projeto é realizado nos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha.

As fichas de inscrição, bem como mais informações podem ser obtidas no Espaço Cultural pelo telefone 3547-1351 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.

Escreva a sua história e faça parte desde projeto que contribuirá para o registro das raízes de Rolante.