Prefeitos do Vale do Paranhana e Campos de Cima da Serra reúnem-se para tratar da situação da saúde na região

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), que preside a Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), coordenou uma reunião, realizada na Faccat, na manhã desta sexta-feira, 10, sobre “Pendências de repasses do Estado com hospitais do Vale do Paranhana e Campos de Cima da Serra”, reunindo prefeitos, secretários municipais de Saúde, diretores de hospitais, com a Delegada Regional da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde, Maria Luíza Moraes e Ciro de Lima, da 1ª Coordenadoria Regional de Vigilância Sanitária.

Durante a reunião, os prefeitos de Rolante, Riozinho, Airton Trevizani da Rosa; Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho; Parobé, Cláudio Silva; Igrejinha, Joel Wilhelm; Três Coroas, Rogério Grade;  São Francisco de Paula, Juarez Hampel; e Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, falaram sobre os problemas que vêm enfrentando com a falta de repasse de recursos do Governo do Estado para buscar alternativas para solucioná-los, tendo em vista que muitos hospitais da região já tiveram que tomar atitudes drásticas como demitir funcionários, fechar alas, diminuir a prestação de serviços, atrasar pagamentos de fornecedores e funcionários.

Atualmente, a pendência do Governo do Estado com os hospitais do Vale do Paranhana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul é de mais de R$ 7.789.387,55.

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e os presidentes das Associações dos Municípios terão uma reunião com o governador José Ivo Sartori, no dia 15 de julho, às 15h, no Palácio Piratini, para solicitar uma forma de que os repasses sejam retomados para que a população não seja prejudicada com a diminuição da prestação de serviços nos municípios ou, até mesmo, com o fechamento de hospitais.

Uma outra reunião está sendo agendada com o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, ainda para o mês de julho.

“Vamos nos reunir novamente depois de termos uma posição do governador Sartori sobre este assunto para vermos o que podemos fazer, também, para amenizar este problema buscando otimizar a prestação de serviços na área da saúde regional. Acredito que apenas unindo forças vamos conseguir superar as dificuldades”, comenta Gonçalves.